Programação do Memorial Vale 03/07 a 15/07

MEMORIAL VALE OFERECE CULTURA POPULAR, DANÇA, MÚSICA E OFICINAS DE FÉRIAS NO MÊS DE JULHO 

O mês de julho, no Memorial Vale, começa com a união da cultura popular mineira com a pernambucana. Trata-se do projeto “Maracacongo”, que abre a programação no dia 3, domingo, com oficinas de Maracatu, Congo e Moçambique, a partir das 10h e, em seguida, às 13h, faz apresentações culturais do Maracatu Estrela de Ouro de Aliança/PE, Grupo Afro mineiro Negro Por Negro de Brumadinho/MG, Afonjah de Olinda/PE e a Sociedade Musical São Sebastião de Passagem de Mariana/MG. O projeto é aprovado no Edital do Instituto Cultural Vale e depois segue para Brumadinho, Congonhas, Mariana e Ouro Preto.

E no dia 7 de julho, quinta-feira, às 19h30, acontece o show “A Fascinante Fábula da Boneca Trincada e o Encantador de Acordeon”, com a atriz e cantora drag Dolly Piercing, junto da multi instrumentista Iara de Andrade. Juntas, as artistas interpretam músicas do conhecimento popular com arranjos únicos, contando histórias através do acordeon e voz. É necessária a retirada de ingressos uma hora antes do evento, sendo um par de ingressos por pessoa, com lugares limitados. E, dia 9  de julho, sábado, às 10h, ocorre a atividade “Corpo, Sensação e Memória”, com a bailarina Irene Ziviani. Ela mostra uma vivência prática com o olhar voltado para o corpo vivo, sensível e guardião de memórias. Percorrendo os espaços articulares entre os ossos, propõe ao público conhecer as diversas possibilidades oferecidas pelo corpo para conquistar seu alinhamento e permitir a conexão com os próprios sentidos.  Para participar é preciso fazer inscrição prévia pelo telefone: (31) 3343-7317, as vagas são limitadas. O show e a performance integram o projeto Sensações Memoráveis, que tem a curadoria de Marco Paulo Rolla.

No dia 9 de julho, sábado, às 15h, o projeto Diversidade Periférica, que tem a curadoria de Patrícia Alencar, apresenta a cantora Juçara. Neste show, a artista que tem como alicerce os tambores de minas, mostra sua musicalidade que parte de suas vivências ancestrais e reverencia as vozes de mulheres negras, endossando em sua voz o grito de liberdade. É necessária a retirada de ingressos uma hora antes do evento, sendo um par de ingressos por pessoa, com lugares limitados.

E estão abertas as inscrições para as oficinas do “Férias Divertidas” do Memorial Vale, que oferece uma programação especial para crianças e jovens de 14 a 31 de julho. Estão no escopo desta edição: Oficina Harmonizando Cores (14 e 15/07); Oficina de Tecelagem Manual (19 e 20/07); Oficina Mini-Livro Ilustrado – Carlos Drummond de Andrade (21/07); Oficina Ritmologia em Curso (22 e 23/7);  Oficina de Construção de Brinquedos Têxteis (24 e 31/7); Oficina Teatro Para Sentir (26 e e 27/7); Oficina Introdução à Saboaria Natural e Vegana (28 E 29/7); e Oficina Vestindo BH (30/7).  As atividades são gratuitas, as vagas limitadas e as inscrições devem ser feitas com antecedência pelo telefone (31) 3343-7317. 

O Memorial Vale recebe, ainda, parte da programação do “Dança em Trânsito 2022”, com apresentações das coreografias “Grand pas”, com Focus Cia de Dança (Rio de Janeiro-RJ), no dia 14 de julho, às 18h; “O Vestido”, com Rosa Antuña (Belo Horizonte-MG), dia 14, às 18h30; “Harleking”, com Ginevra Panzetti e Enrico Ticconi (Itália), dia 15 de julho, às 16h; “Emprise”, com Cie Felinae – Maxime Cozic (Paris-França), dia 16, às 16h; “Baquiana n°1”, com Ivan Bernadelli (São Paulo-SP), dia 16, às 16h30. 

O Memorial Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, fica na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e tem entrada gratuita.

Endereço: Praça da Liberdade, nº 640, esquina com Rua Gonçalves Dias, Savassi 

Funcionamento – Terça, quarta, sexta e sábado: das 10h às 17h30, com permanência até as 18h.

Quinta, das 10h às 21h30, com permanência até as 22h.

Domingo, das 10h às 15h30, com permanência até as 16h.