Programa Somos Comunidade

SOMOS COMUNIDADE OFERECE OFICINAS DE FORMAÇÃO PARA MORADORES DO MORRO DAS PEDRAS 

O Projeto Somos Comunidadeidealizado pelo Instituto Unimed-BH e produzido pela Coreto Cultural, e que tem atuação junto aos moradores da Comunidade do Morro das Pedras, em Belo Horizonte, dá continuidade às ações iniciadas em setembro de 2020, realizando cinco oficinas formativas em áreas ligadas à cultura e à economia criativa: grafite, fotografia, vídeo, figurino e produção de eventos. Todos os cursos são gratuitos, aberto a todo o público jovem e adulto, a partir dos 12 anos, com realização nos meses de maio e junho de 2021, em formato virtual, com atividades e aulas gravadas e enviadas aos participantes pelo aplicativo Whatsapp ou ao vivo, transmitidas pela plataforma digital Zoom. Serão ofertadas mais de 100 horas de formação, conduzidas por monitores que residem ou têm ligação com o Morro das Pedras, e também por profissionais de renome que atuam em Minas Gerais.

A escolha das oficinas teve como base necessidades e expectativas apontadas pelos representantes do Morro das Pedras (MDP) nas etapas anteriores do projeto – o Mapa Afetivo e o Hackacom. Por meio da escuta da comunidade, definiu-se que a memória e os personagens do MDP serão fios condutores para as temáticas das oficinas ministradas e que o resultado dessas atividades será utilizado na construção do E-Festival, documentário espetáculo que contará histórias da Escola de Artes Instituto Unimed-BH e das sete vilas do MDP. Assim, produtos das oficinas como desenhos e fotos estarão impressos como estampas em figurinos e afixados como cenários em murais de locações de gravação. Os vídeos oriundos da oficina também serão utilizados como cenário virtual (projeção) e incluídos como conteúdo no roteiro do E-Festival. Já os alunos que alcançarem maior destaque na oficina de produção farão parte da equipe principal do E-festival, somando experiência e portfólio para trabalhos futuros.

As ações de formação têm como objetivo criar sinergia entre as experiências afetivas dos moradores e o potencial transformador da comunidade do Morro das Pedras (MDP). Os conteúdos e as temáticas das oficinas vão estimular os participantes a produzir novas leituras e intervenções, contribuindo para redesenhar vidas e a economia local. “O Somos Comunidade aposta na capacitação como instrumento imprescindível para a transformação da afetividade coletiva em efetividade empreendedora, principalmente para jovens profissionais estreantes no mercado de trabalho, que precisam de formação prática em seus ofícios ou, simplesmente, desejam adquirir conhecimento”, explica Lilian Nunes, da Coreto Cultural.

“Dando continuidade ao trabalho realizado em 2020, o Somos Comunidade chega à sua parte prática, contribuindo para a formação empreendedora de moradores da comunidade Morro das Pedras. Reforço, mais uma vez, que o Somos Comunidade materializa um dos pilares da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH, que é o cuidado com a sociedade e o fomento da economia

criativa, reafirmando-se não somente como um produto cultural, mas como um instrumento de transformação social”, avalia a diretora Institucional do Instituto Unimed-BH, Mercês Fróes.

Programa Somos Comunidade: cultura e educação com impacto social de base 

Site oficial: www.somoscomunidade.com.br

Realização: Coreto Cultural – www.coretocultural.com.br

Patrocínio e parceria: Instituto Unimed-BH, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2mil médicos cooperados e colaboradores por meio da Lei de Incentivo à Cultura – www.institutounimedbh.com.br

Apoio: Instituto Periférico – www.institutoperiferico.org

Projeto aprovado pela Lei Federal de Incentivo àCultura / Pronac nº193548 e pela Lei Municipal de Incentivo àCultura de Belo Horizonte nº0873/IF/2018.

Adicionar Comentários

Clique para comentar