Primeira temporada do podcast Amanhãs: o Futuro das Artes da Cena

Série de podcasts aborda o teatro em sua primeira temporada e propõe, em seis episódios, uma reflexão sobre os desafios da cena no pós pandemia.

O segundo episódio vai estar disponível a partir do dia 17 de setembro, 6ª. feira, e terá as participações do ator e dramaturgo pernambucano, Giordano Castro, e da mineira Mariana Muniz, pesquisadora, professora da pós-graduação e Curso de Graduação em Artes e Teatro da UFMG, em um bate-papo sobre os novos desafios e oportunidades para a dramaturgia.

A “dramaturgia” é o tema do segundo episódio da série de podcasts”Amanhãs: o futuro das artes da cena”,  que estreou no último dia 03 de setembro e seguirá até o mês de novembro, abordando, em sua primeira temporada, os diversos desafios do teatro no pós-pandemia. O projeto visa promover a reflexão sobre o futuro das artes da cena a partir dos desafios impostos pela Covid-19, a partir dos elementos que estruturam o fazer teatral, em seis episódios quinzenais. No dia 17 de setembro (6ª feira), Diogo Horta, agente e gestor cultural do SESC, entrevista ator e dramaturgo pernambucano, Giordano Castro, e a mineira Mariana Muniz, pesquisadora, professora da pós-graduação e Curso de Graduação em Artes e Teatro da UFMG. O conteúdo pode ser acesso pelo podcast da Pólobh e acompanhado nas principais plataformas de streaming e conteúdo de áudio.

A realização da série de podcasts”Amanhãs: o futuro das artes da cena” é da Pólobh, com apoio Cultural do Sesc em Minas. Com duração de aproximadamente 45 minutos cada, os episódios da série trarão sempre dois convidados de diferentes áreas do teatro: atores, dramaturgos, figurinistas, compositores, cenógrafos, produtores, iluminadores e encenadores. Os profissionais irão expor seus pontos de vista sobre os experimentos cênicos do futuro e discutir caminhos e experiências inovadoras para o espectador contemporâneo. Os episódios buscarão responder a algumas perguntas chaves:

  • Como produzir novas possibilidades para o novo mundo que estamos vivendo, sem alterar a essência das artes cênicas?
  • As artes cênicas estão mudando?
  • A cena presencial precisa se adaptar para ficar mais atraente também para o virtual?
  • Figurinos e iluminação serão alterados para pensar ambas as plataformas?
  • Quais as habilidades técnicas vocês precisaram adquirir durante a pandemia? O que isso irá alterar em seu trabalho?

Série de podcasts “Amanhãs: O Futuro das Artes da Cena”

Canal – Podcast Pólobh

TEMAS E DATAS

Direção Teatral – conteúdo já disponível no podcast da Pólobh

Dramaturgia – disponível no dia 17/09

Iluminação e trilha sonora – disponível a partir do dia 01/10

Figurino e cenário – disponível a partir do dia 15/10

Produção – disponível a partir do dia 29/10

Atuação – disponível a partir do dia 05/11