Oficina propõe introdução à Libras para profissionais da cultura – 13/06

A  atividade visa capacitar artistas e produtores para realizarem comunicação básica em Libras em contextos profissionais 

A comunicação acessível nos espaços culturais será tema de uma nova formação promovida pelo Espaço do Conhecimento UFMG. No dia 13 de junho (sábado), às 14h, o museu realiza a oficina “Libras para Artistas e Produtores Culturais”, voltada para profissionais interessados em ampliar práticas de inclusão em contextos artísticos e culturais.

A atividade propõe uma introdução à Língua Brasileira de Sinais (Libras), aproximando artistas, produtores, técnicos e demais agentes culturais de ferramentas básicas de comunicação voltadas ao cotidiano do setor. A oficina abordará situações comuns em ensaios, apresentações, bastidores, mediações e eventos, incentivando o uso da Libras como recurso de acolhimento e acessibilidade para pessoas surdas.

Combinando momentos expositivos e experimentações práticas, a formação busca estimular o contato direto com os sinais e favorecer o uso imediato da Libras em ambientes profissionais. A proposta também promove reflexões sobre acessibilidade cultural e a construção de espaços mais inclusivos nas artes e na produção cultural.

Os bilhetes são gratuitos e individuais, com retirada na recepção do museu no próprio dia da atividade, a partir das 12h. Serão disponibilizadas 15 vagas, preenchidas por ordem de chegada.

Oficina “Libras para Artistas e Produtores Culturais” no Espaço do Conhecimento UFMG

Quando: 13/06/2026 (sábado), às 14h

Público: Artista, produtores culturais e demais públicos interessados.

Duração aproximada: 1h

Número de vagas: até 15 pessoas

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 – Funcionários)