Na semana em que se comemora o dia nacional do choro, o BDMG Cultural apresentará um bate-papo com o músico e professor Marcos Flávio de Aguiar Freitas e show com o quinteto do Clube do Choro de BH
No dia 23 de abril comemora-se o dia nacional do choro em todo país. Em Belo Horizonte, terra de chorões talentosos e consagrados, será realizada uma homenagem com bate-papo com o professor Marcos Flávio Aguiar Freitas e show com o grupo do Clube do Choro de Belo Horizonte, no dia 25 de abril, às 19h30, no Teatro da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. O acesso é gratuito.
Professor e mestre em música e performance pela UFMG, o trombonista Marcos Flávio vai apresentar ao público a sua tese de doutorado, “O estilo de Zé da Velha no CD Só Gafieira – Práticas de Performance e Trombone no Choro”. Marcos, que é coordenador do grupo de choro do Clube do Choro de Belo Horizonte, também participará de uma roda de choro, com os músicos Frederico Lazzarini (pandeiro), Hélio Pereira (bandolim), Geraldo Magela (violão de sete cordas) e Cícero Gonzaga (acordeon).
A tese foi apresentada no ano passado na UFMG e aborda a singularidade do trombonista José Alberto Rodrigues Matos, o Zé da Velha, um dos maiores solistas de choro do país. O músico tocou ao lado de grandes nomes, como Jacob do Bandolim, Beth Carvalho, Martinho da Vila, Luiz Melodia, entre outros.
Conheça mais sobre Marcos Flávio de Aguiar Freitas
Membro da Internacional Trombone Association (ITA), da Associação Brasileira de Trombonistas (ABT) e do Clube do Choro de Belo Horizonte, Marcos Flávio é, atualmente, artista da YAMAHA. Participa dos grupos Jazz Mineiro Orquestra, Flor de Abacate, Happy Feet Jazz Big Band, Zé da Guiomar e Copo Lagoinha. Já se apresentou no Clube do Choro de Paris, em Buenos Aires, Madri, Montevidéu, São Paulo, entre outros.
Como solista e músico convidado, marcou presença nas Filarmônicas de Minas Gerais e do Espírito Santo e em diversas orquestras pelo país. Marcos Flávio já se apresentou no Clube do Choro de Paris, em Buenos Aires, Madri, Montevidéu, São Paulo, entre outras cidades. Dividiu palco com Frank Sinatra Jr., Jeff Rupert, Rosa Passos, Gal Costa, Ivan Lins, Zé da Velha, Hamilton de Holanda, Dudu Braga, e com outros grandes nomes da música nacional e internacional.
Saiba mais sobre o Clube do Choro de Belo Horizonte
O Clube do Choro de Belo Horizonte surgiu informalmente de reuniões às quintas-feiras no Bar do Bolão, no bairro Padre Eustáquio. Músicos, amadores e profissionais, se encontram desde 1993, no mesmo local, em rodas de choro abertas ao público que aprecia boa música e bate-papo.
Fundado oficialmente em 2006, o Clube do Choro de BH tem manutenção realizada a partir das contribuições mensais do seu quadro de associados que, atualmente, conta com 105 pessoas.
Dia 25 de abril, às 19h30
Teatro da Biblioteca Pública Estadual de Mina Gerais (Praça da Liberdade, 21)
Acesso gratuito
Classificação livre
Mais informações: 31 3219-8691
Adicionar Comentários