Mostra Foto em Pauta – Cosmopolíticas 01/07 a 13/08

Fundação Clóvis Salgado recebe a exposição COSMOPOLÍTICAS, com imagens exibidas no 11º Festival de Fotografia de Tiradentes

CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais recebe, a partir da próxima quarta-feira, fotografias de diversos artistas do Brasil

A Fundação Clóvis Salgado recebe, a partir do dia 1º de junho de 2022 (quarta-feira), imagens que compuseram o Festival de Fotografia de Tiradentes, um dos mais importantes eventos de difusão da arte fotográfica no país. A mostra Foto em Pauta – Cosmopolíticas, que fez parte da 11ª edição do Festival, ocupará a CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais até 13 de agosto de 2022 (sábado). A exposição, assinada pelos curadores Pedro David e João Castilho, juntos de Eugênio Sávio, curador geral do Festival, reúne obras de 12 artistas brasileiros que trabalham com a fotografia em torno de uma política da natureza que ocorre através dos corpos, das ausências e dos territórios.

A mostra apresenta obras dos fotógrafos Araquém AlcântaraBárbara Lissa e Maria Vaz (Duo Paisagens Móveis), Breno RotatoriDenilson BaniwaEustáquio NevesFrancilinsGilvan BarretoJulia BaumfeldLuisa DörrPaulo Nazareth e Tuane Eggers. O eixo temático Cosmopolíticas, que une as imagens como um fio condutor, foi cunhado pela filósofa e historiadora belga Isabelle Stengers.

A ideia de Cosmopolítica se dá como uma tentativa de politizar o fazer científico, dando espaço a teorias que por vezes foram desconsideradas pelos estudos tradicionais. A desqualificação de diferentes formas de abranger a natureza – como a magia, por exemplo – é confrontada. No pensamento cosmopolítico, deve-se levar a sério, discutir e, acima de tudo, problematizar a própria ciência moderna, reconhecendo a existência de diferentes formas de se enxergar o mundo.

A mostra reafirma a importância da itinerância do Festival de Fotografia de Tiradentes, que ocupa a CâmeraSete – espaço de referência na capital mineira, tanto para a difusão do próprio trabalho dos fotógrafos selecionados, quanto para a manutenção desse espaço tão necessário, dedicado exclusivamente à fotografia.

Ministério do TurismoGoverno de Minas GeraisSecretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam a exposição Foto em Pauta – Cosmopolíticas, que tem correalização da APPA – Arte e Cultura e do Foto em Pauta – Festival de Fotografia de Tiradentes, patrocínio máster da CemigArcellorMittalInstituto Unimed-BH¹, AngloGold Ashanti e Usiminas, e patrocínio prata da Vivo, por meio das Leis Estadual e Federal de Incentivo à Cultura. Tem apoio cultural da CBMM e do Itaú.

¹ O patrocínio da Unimed-BH / Instituto Unimed-BH é viabilizado pelo incentivo de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores.

A Fundação Clóvis Salgado é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e de cultura em transversalidade com o turismo.

Local: CâmeraSete – Casa de Fotografia de Minas Gerais 

Endereço: Av. Afonso Pena, 737, Centro

Data: 1º de junho até 13 de agosto de 2022

Horário: De terça-feira a sábado, das 9h às 21h