Mostra de dança Juntas e Diversas 01/09

Mostra criada por alunos do Programa Intensivo de Investigação e Montagem será apresentado no dia 1º de setembro, no centro Cultural Padre Eustáquio

A diversidade dos corpos e a convivência é tema da mostra de dança “Juntas e Diversas”, criado por alunas e alunos do PIIM – Programa Intensivo de Investigação e Montagem. O projeto, que tem com um dos objetivos democratizar o acesso à dança, teve suas aulas iniciadas no dia 1º de agosto, no CRJ (Centro de Referência da Juventude), onde os selecionados trabalham com grandes nomes das artes do corpo e performance, como Ana Luisa Santos, Ana Virginia Guimarães, Benjamin Abras, Dorothe Depeauw, Dudude Hermann, Marco Paulo Rolla, Margo Assis, Thembi Rosa, e Zaika dos Santos.

A mostra resultante deste primeiro momento do programa será apresentado em duas sessões no dia 1º de setembro – 11h e 13h – no Centro Cultural Padre Eustáquio. Rua Jacutinga, 821 – Padre Eustáquio, Belo Horizonte – MG. 

Além da mostra, no dia 3 de setembro será realizado o bate-papo dentro do projeto “Terça na Dança”, às 19h, no Teatro Marília (Av. Prof. Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia). Na ocasião acontecerá uma conversa sobre educação em arte dentro de um processo coletivo colaborativo, onde os jovens falarão sobre a experiência no PIIM.

Juntas e Diversas: Criação e interpretação das alunas e alunos Aline Alexandra Rafael, Amanda Arruda, Clarelis de Araujo, Clarisse de Araujo, Delaney Junior, Erik Gabriel, Gabriela Luiza de Souza, Gabriel Esteves, Gustavo Baptista Canteiro, Isadora Brandão, Izabela Fernandes, Larissa Pimenta, Leonardo Molina, , Maira Paula Gil, Pedro Augusto dos Anjos,Roberta Silvestre, Robredo Correa de Magalhães, e Tiago Alves da Silva

Direção e coordenação geral de Guilherme de Morais.

As entradas são gratuitas e ambos os eventos são livres para todas as idades.

Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte

Construção 

“Será que ainda podemos conviver?” pergunta feita pelo coreógrafo e multi artista Guilherme Morais. A indagação se deve ao momento de crescente polarização política e ideológica no mundo, e foi através dessa pergunta que o artista criou o Programa Intensivo de Investigação e Montagem. A ideia é superar as diferenças através da arte e dos afetos que unem as pessoas. Outra característica do projeto é a superação de uma visão elitista da dança, além de fugir da padronização dos corpos das dançarinas e dançarinos.

“Queremos um coletivo de pessoas completamente heterogêneas, diferentes umas das outras, de lugares diferentes da cidade, diferentes experiências de vida, e claro diferentes corpos, tamanhos, cores, crenças”, complementa Guilherme.

O programa teve mais de 60 inscrições, de jovens de 17 a 25 anos, totalizando 30 diferentes bairros da grande BH e outras cidades, incluindo Ibirité, Betim, Contagem, Vespasiano e Santa Luzia.

 [Além dos encontros realizados no CRJ o processo resultará em um espetáculo apresentado pelos alunos selecionados e um mini-documentário. 

Cronograma

Dia 01 de agosto a 20 de novembro: início do programa com Guilherme morais

05 e 06 de agosto Ana Luisa Santos

12 e 13 de agosto Marco Paulo Rolla

19 e 20 de agosto Dudude Hermann

26 e 27 de agosto Thembi Rosa

1 de setembro – Juntas e Diversas – mostra de trabalhos no Centro Cultural do Padre Eustáquio

02 e 03 de setembro Dorothe Depeauw

09 e 10 de setembro Zaika dos Santos

16 e 17 de setembro Ana Virginia Guimarães

23 e 24 de setembro Margo Assis

5 e 06 de outubro-  mostra de trabalhos da residência no CRJ

08,09 e 10 de novembro mostra final do “espetáculo”

15 de novembro, lançamento do mini documentário no CRJ.


Quando: 1º de setembro, sessões 11h e 13h

Onde: Centro Cultural Padre Eustáquio. Rua Jacutinga, 821 – Padre Eustáquio, Belo 

Bate-papo Terça na Dança

Quando: 3 de setembro, às 19h

Onde: Teatro Marília (Av. Prof. Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia). 

Belo Horizonte – MG. 

Entrada: Gratuita,

Atividades  livres para todas as idades