Mostra de Artes Cênicas Tiradentes em Cena 2020

Mostra de Artes Cênicas Tiradentes em Cena encerra com recorde de público virtual

Oitava edição aconteceu em formato híbrido, reunindo eventos presenciais com transmissão via internet

Em sua oitava edição, a Mostra de Artes Cênicas Tiradentes em Cena precisou se reinventar e, entre os dias 18 e 21 de novembro de 2020, realizou um evento que misturou apresentações presenciais e virtuais. Tudo transmitido pelos canais do Youtube e do Instagram. Seguindo as orientações da OMS, os espetáculos presenciais contaram com redução de 50% do público, além de medição de temperatura, uso de máscara e disponibilização de álcool em gel. Foram 28 atrações que somaram mais de 200 mil visualizações entre Youtube e Instagram.

– Foi um grande desafio técnico realizar a mostra. Tivemos a redução do público presencial, mas em compensação chegamos a um número de pessoas muito maior e que certamente não poderia vir à Tiradentes. A quarta parede virou uma tela de celular, computador ou smart TV – conta a idealizadora e diretora geral do evento, Aline Garcia.

Em 2020, o Tiradentes em Cena elegeu como tema o AMOR. Uma maneira afetiva de resistir às intempéries que assolam a sociedade. A homenageada da vez foi a atriz TeudaBara. Fundadora do Grupo Galpão, Teuda apresentou o espetáculo Luta, onde visita suas memórias e percorre uma trajetória que completará 80 anos em janeiro. Além dos espetáculos selecionados, ganham destaque também as rodas de conversa que enfatizaram o Dia da Consciência Negra, comemorado durante o festival. 

– Conseguimos movimentar economicamente o setor cultural, que foi um dos mais afetados pela pandemia, e geramos 119 empregos diretos entre artistas, produtores e técnicos. Além da rede hoteleira e gastronômica que recebeu turistas conscientes durante o período do evento – afirma Aline Garcia. 

A Mostra de Artes Cênicas Tiradentes em Cena é realizada com o patrocínio da Eletrobras Furnas, Secretaria Especial de Cultura, Governo Federal e Ministério do Turismo e conta com o apoio do Curso de Teatro da Universidade Federal de São João del Rei (COTEA),  SESI FIEMG, IPHAN, Prefeitura Municipal de Tiradentes, Conecta, Sobrado Cultural Aimorés, Associação Empresarial de Tiradentes (ASSET), Campus Cultural UFMG e Fundação Rodrigo Melo Franco de Andrade, empresários e amigos de Tiradentes.