Miguel de Ávila Duarte lança livro na Academia Mineira de Letras 23/06

MIGUEL DE ÁVILA DUARTE LANÇA LIVRO “LEITE CRIÔLO: DA REDE MODERNISTANACIONAL À MEMÓRIA MONUMENTAL DO MODERNISMO” NA ACADEMIA MINEIRA DE LETRAS

LIVRO É LANÇADO NO DIA 23/06 E CONTA COM CONVERSA SOBRE MODERNISMO ENTRE ROBERTO SAID E ADÉLCIO DE SOUZA CRUZ, MEDIADA PELO AUTOR.

No ano em que se comemoram os 100 anos do Modernismo Brasileiro, o escritor Miguel de Ávila Duarte lança livro sobre um importante periódico envolvido no movimento. “Leite Criôlo: da rede modernista nacional à memória monumental do modernismo” (Editora Impressões de Minas) será apresentado ao público no dia 23 de junho, às 19h, em evento na Academia Mineira de Letras.

Na ocasião será realizada também uma palestra sobre Modernismo, com participação de Roberto Said e Adélcio de Souza Cruz, contando com a presença de Miguel de Ávila Duarte como debatedor.

O livro examina a posição do periódico mineiro Leite Criôlo, publicado em 1929, no quadro da memória monumental que se criou em torno do modernismo brasileiro, investigando as relações entre seus colaboradores e os escritores de outros estados, no que se pode chamar de “rede modernista nacional”.

O evento lembra os 100 anos do Modernismo brasileiro, dando destaque aos jornais mineiros em que escreveram Carlos Drummond de Andrade e Achilles Vivacqua, entre outros. O modernismo mineiro tende a ser pouco destacado nos estudos desse movimento literário que mudou a literatura brasileira, daí a importância de trazer para o debate periódicos como A Revista e Leite Criôlo.

Miguel de Ávila Duarte é doutor em Estudos Literários pela UFMG, tendo publicado ensaios sobre literatura e arte em periódicos e coletâneas. Sob o pseudônimo Miguel Javaral, é autor de 5 livros de poesia. Sócio da Editora SQN Biblioteca.

Sobre os demais palestrantes

Roberto Said é professor de Teoria da Literatura na Faculdade de Letras da UFMG, especialista em Carlos Drummond de Andrade, poesia e modernidade, com numerosas publicações nessa área. Atuou como Editor da Editora UFMG, entre os anos de 2010 e 2016, na condição de Vice-Diretor. É o atual diretor do Acervo de Escritores Mineiros da UFMG

Adélcio de Souza Cruz é professor do Programa de Pós-Graduação em Letras – Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa. Pesquisador do NEIA/UFMG (Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade) e do NELAP (Núcleo de Estudos de Letras e Artes Performáticas). É membro da Comissão Executiva do Portal Literafro. Doutor em Literatura Comparada pela UFMG, as suas pesquisas com literatura contemporânea brasileira e literatura afro-brasileira possuem interfaces com música, teatro e performance.

Academia Mineira de Letras

Lançamento do livro “Leite criôlo: da rede modernista nacional à memória monumental do modernismo”, de Miguel de Ávila Duarte

Data: 23 de junho, às 19h

Local: AML – R. da Bahia, 1466 – Centro

Entrada gratuita