MauricioTizumba convida para edição virtual do Tambor na Praça 04/09 a 08/10

Tem início em setembro a edição de 2021 do Tambor na Praça. O projeto, idealizado por Mauricio Tizumba, será realizado pelo segundo ano em formato virtual em virtude da pandemia. O multiartista convida sete artistas para se apresentarem no Teatro Santo Agostinho. As apresentações serão transmitidas ao vivo e podem ser acompanhadas online e gratuitamente pelo YouTube da Cia. Burlantins (youtube.com/CiaBurlantins), sempre às 20 horas.

No dia 4 de setembro, sábado, Tizumba recebe o músico Cid Ornelas, que abre a edição deste ano. A programação segue com dobradinhas de Tizumba Paulo Santos (5 de setembro), Luísa Mitre (12 de setembro), Cleber Alves (13 de setembro), Theo Lustosa (2 de outubro), Laércio Vilar (3 de outubro) e Camila Rocha (9 de outubro).

PROGRAMAÇÃO

4 set. sábado . 20H. Maurício Tizumba convida CID ORNELAS

Cid Ornelas é compositor, cantor e violonista. Mineiro de BH, é formado em violoncelo pela Escola de Música da UFMG. Foi integrante da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, da Orquestra de Câmara da UFMG, da Orquestra de Câmara UNI-BH, do Quarteto de Cordas UNI-BH e do Quarteto de Cordas Belo Horizonte. Conquistou vários prêmios como solista, sendo consagrado pela crítica e pelo público. Por seu profissionalismo e musicalidade, é respeitado por músicos Eruditos, do Jazz e MPB como um dos mais expressivos instrumentistas brasileiros.

5 set. domingo . 20H. Maurício Tizumba convida PAULO SANTOS

Paulo Santos é músico percussionista e multi-instrumentista. Estudou na UnB com o compositor Emílio Terraza e na Fundação de Educação Artística, em BH, com o compositor Rufo Herrera e o percussionista Décio Ramos. É cofundador do Uakti e, com o grupo, participou de shows, gravações e oficinas durante 37 anos. Entre os seus trabalhos solo estão o show “Pílulas Sonoras” e composição e execução de trilhas sonoras para cinema, vídeo e dança. Trabalhou em parceria com diversos artistas da cena musical atual como Hurtmold, Benjamin Taubkin, Palavra Cantada, Maria Rita Stumpf, Kassin Kamal e Sun Ra Arkestra.

12 set. domingo . 20H. Maurício Tizumba convida LUÍSA MITRE

Luísa Mitre é pianista, compositora, professora de música e arranjadora. Possui em seu piano uma sonoridade acurada que equilibra o refinamento técnico da música de concerto e o balanço da música popular brasileira. Como pianista e compositora, foi reconhecida com o Prêmio BDMG Instrumental (2018), o Prêmio MIMO Instrumental (2018), o Prêmio Revelação no FIPS – Festival Internacional de Piano Solo (2018) e no I Concurso Jovens Solistas da OSMG (2010), dentre outros. Seu álbum Oferenda, pelo Savassi Festival Records, ganhou o Prêmio Marco Antônio Araújo 2019 de melhor disco instrumental autoral de MG.

13 set. segunda-feira . 20H. Maurício Tizumba convida CLEBER ALVES

Cléber Alves é saxofonista, compositor e arranjador. Foi aluno de Nivaldo Ornelas e Paulo Moura e construiu carreira sólida, com mistura criativa de técnica impecável, bom gosto nas interpretações e composições ricas e originais. Fez graduação e mestrado em jazz e música popular na Universidade de Música de Stuttgart. Desde 2001, faz turnês anuais pela Alemanha, onde também lançou dois discos, e pela Suíça, além de apresentações em vários países da Europa. No Brasil, foi um dos vencedores do Prêmio BDMG Instrumental em BH (2003). Figura de expressão no cenário musical, atua junto de vários músicos, compositores, arranjadores e instrumentistas.

2 out. sábado . 20H. Maurício Tizumba convida THEO LUSTOSA

Theo Lustosa é músico e compositor. Apresenta em seu trabalho musical uma conexão entre sua origem mineira e a cultura e ritmos do nordeste. Lançou recentemente o álbum autoral ‘Serranias’, com diversas parcerias de expressão. Foi um dos fundadores dos grupos de forró Menina do Céu e Alcalyno e é sanfoneiro do grupo Manacá da Serra, trio que forma com Bárbara Barcellos e Dil Brasil. Já tocou e acompanhou vários artistas nacionais. Como compositor, teve suas músicas gravadas por nomes como Dominguinhos, Zeca Baleiro, Tato Cruz (Falamansa), Maurício Tizumba e Trio Potiguá.

3 out. domingo . 20H. Maurício Tizumba convida LAÉRCIO VILAR

Laércio Vilar é baterista com mais de 50 anos de carreira. Nome reconhecido nas correntes do jazz, é reverenciado como “mestre” por grandes representantes da música brasileira. Residente de Moeda (MG), morou em BH até a década de 80. Foi na capital que desenvolveu sua carreira de baterista, dando aulas, fazendo shows e parcerias com músicos como Toninho Horta, Chico Amaral, Marilton Borges e Beto Lopes. Marcou a cena ao levar a bateria para a frente do palco e pelo uso da “bateria aberta”, fazendo solos e não apenas acompanhamento.

9 out. sábado . 20H. Maurício Tizumba convida CAMILA ROCHA

Camila Rocha é contrabaixista. Bacharel em Música Popular pela UFMG, integrou a Geraes Big Band, com a qual trabalhou com Eduardo Neves, Nivaldo Ornellas, Vittor Santos e Nelson Ayres. Ganhou o prêmio Jovem Instrumentista do BDMG (2014) e foi premiada Melhor Instrumentista da XVIII edição do BDMG Instrumental (2018). Ganhou, com o grupo Quarteto Dois a Dois, o concurso Novos Talentos do Jazz (2019), do Savassi Festival. Além de projetos autorais, participou de vários discos da cena autoral e independente de Belo Horizonte.

TAMBOR NA PRAÇA

O projeto é liderado por Mauricio Tizumba, que se apresenta originalmente ao lado do Bloco Tambor Mineiro e do Bloco Saúde, grupo de percussão formado por médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH, e de artistas convidados. Com o objetivo de levar música para espaços públicos de forma voluntária, ocupam as praças de BH e região metropolitana com os tambores do congado mineiro, sempre trazendo um grupo ou artista convidado para compartilhar ritmos e sons

INSTITUTO UNIMED BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando a formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, ampliar o acesso à cultura, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$140 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 7 mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste ano, todas as iniciativas do Instituto celebram os 50 anos da UnimedBH. Clique aqui e conheça mais sobre os resultados do Instituto Unimed-BH.

TAMBOR NA PRAÇA ao vivo do Teatro Santo Agostinho,

online e gratuito, sempre às 20h pelo YouTube.com/CiaBurlantins

Mauricio Tizumba convida:

4 set. CID ORNELAS

5 set. PAULO SANTOS

12 set. LUÍSA MITRE

13 set. CLÉBER ALVES

2 out. THEO LUSTOSA

3 out. LAERCIO VILAR

9 out. CAMILA ROCHA