Kuat celebra a diversidade de cada São João

Kuat celebra a diversidade de cada São João do país com Carlinhos Brown e criadores de conteúdo regionais 

Músico e compositor baiano estrela “Meu País Barraquinha”, campanha de Kuat que conecta as delícias e tradições culinárias das festas juninas; Pamella Batista (@_pamellabatista) representa Minas Gerais

Para celebrar a volta das festas juninas ao calendário nacional de celebrações populares, Kuat  ―refrigerante do portifólio da Coca-Cola FEMSA Brasil em Minas Gerais― escolheu Carlinhos Brown para retratar a riqueza cultural das festas de São João espalhadas pelo Brasil. Partindo de uma robusta campanha de marketing da marca, o cantor e compositor baiano vai dialogar, em seu Instagram, com criadores de conteúdo de todo o país ansiosos em mostrar “seus” pratos regionais e o que não pode faltar em cada uma das típicas barraquinhas, sempre presentes nas festas mais tradicionais do país. O resultado é uma conversa sobre as tradições, memórias afetivas, brincadeiras e comidas típicas das barraquinhas de São João.  

No filme, o cantor e apresentador conversa com cinco criadores de conteúdo de diferentes regiões, que contam para o público o que não pode faltar em sua barraquinha do São João. São eles Lúcio Sincero (@luciosincero), para representar as festividades do estado de Goiás; Helô Palacio (@helopalacio), o interior de São Paulo; Pamella Batista (@_pamellabatista), Minas Gerais; Wellington Lopees (@wellington.lopees), Pernambuco; por fim, Leuriscleia (@leurisclea), para o estado do Ceará. Os criadores de conteúdo vão mostrar que, com todas as diferenças características de cada região, elas se complementam e destacam a riqueza cultural das festas de São João por todo o país. “Como amante da cultura brasileira, estou muito à vontade para embarcar nessa viagem de Kuat pelas particularidades deliciosas das festas de São João. O Brasil é um caldeirão de sabores, de ritmos, de cores. Essa campanha traz esse espírito e joga luz sobre a riqueza cultural que se soma em todo o país”, afirma Brown. 

“No ano passado, com o novo posicionamento da marca, buscamos exaltar a pluralidade que existe dentro do Brasil. Durante o São João de 2021, já havíamos reforçado a presença da marca Kuat nesse período tão importante da cultura brasileira e isso se exalta agora como a chegada das festas de São João. Dessa vez, nosso insight nasceu das barraquinhas, que são um elemento comum nas festas e permitem que Kuat esteja conectada com a ocasião de consumo. Daí vem o nome: ‘Meu País Barraquinha’, para representar a riqueza e a pluralidade da culinária e da cultura de cada canto do Brasil”, afirma Pedro Abbondanza, diretor de Marketing da Coca-Cola Brasil. 

O filme com Brown, lançado no dia 31 de maio, foi criado em parceria com a agência Gana, agência de publicidade composta por um time 100% de pessoas pretas e de todas as regiões do país, com o objetivo de imprimir a real brasilidade em seus trabalhos. Na campanha “Meu País Barraquinha”, Kuat aposta em uma campanha 360, que vai do ponto de venda ao digital. A ação também vai contar com ativações cross media, a fim de reforçar a narrativa em cada lugar em que será veiculada, como mídia exterior em diversas capitais, spots de rádio e merchandising em TV. 

Meu País

Desde 2021, por meio do movimento Gostinho do Meu País, Kuat ganhou um reposicionamento que celebra a pluralidade de cada região do Brasil, buscando destacar as festas e a boa comida das diferentes culturas regionais para se conectar com o público brasileiro. Além de receber uma nova embalagem, com ilustrações criadas pela artista Bel Andrade, a marca promoveu webséries e ações em diferentes regiões do país com especialistas em culinária regional e criadores de conteúdo digital. Dona Jacira, mãe do ex-BBB Gil do Vigor, que é pernambucano, e a Vó Maria, avó do rapper mineiro Djonga, participaram da websérie “Meu País, Comida de Vó”. O rapper e sua avó também estrelaram a campanha “Meu País, Mineiridade”. Além disso, Orlandinho e Sua Turma, que foram as estrelas para o São João de 2021. 

“Buscamos trazer o máximo de regionalidade para as campanhas de Kuat, saindo do eixo comercial e publicitário para chegar à verdade das pessoas do Brasil. Acreditamos no real impacto de um time que, dentro das suas diversidades, entrega um trabalho que conversa com o público e as regiões retratadas, independente de quem são e onde estão.”, comenta Rose Sousa, gerente de Marcas e Negócios da Gana, agência que participa do time de criação de Kuat desde 2021.