Junho Inspirado no Memorial Vale

O mês de junho no Memorial Vale traz atrações que vibram na afetividade e na alegria. O grupo teatral-musical Maria Cutia apresentará – para crianças de todas as idades – o documentário “O Fim, o Meio e o Início”, para contar a trajetória da famosa (e fictícia) banda Maracutaia no dia 17/06 e uma live brincante no dia 26/06. O projeto Diversidade Periférica traz uma aula de culinária ancestral e cheia de significados com Kelma Zenaide. E o projeto Memorial Instrumental vem com a delicada apresentação Chorosas. Os projetos Dicas Pretas e Sementes da Diáspora seguem produzindo reflexões de combate ao racismo e de fortalecimento e valorização da cultura afro-descendente.

As apresentações continuam online, seguindo o planejamento do #MemorialValeEmCasa, feitas pelo Youtube, nas redes sociais do espaço (facebook e instagram) e no site. As transmissões feitas pelo Youtube ficam disponíveis permanentemente no canal do Memorial.

Confira a programação:

1/06 a 30/06 – CONVOCATÓRIAS NOVOS PESQUISADORES

De 1º a 30 de junho o Educativo do Memorial Vale abre as inscrições para a 3ª Edição da Convocatória Novos Pesquisadores. O objetivo é trazer para exposição e debate no espaço do museu os trabalhos de pesquisa científica realizados nas universidades. A convocatória é destinada aos pesquisadores que defenderam, a partir de 2016, dissertações ou teses nas áreas de História, Ciências Sociais, Educação, Antropologia (Etnografia e Arqueologia), Letras, Filosofia, Geografia, Museologia, Artes, Arquitetura e Turismo, e cujos conteúdos dialoguem com o acervo e a expografia do Memorial Minas Gerais Vale e/ou com os Percursos Temáticos propostos pela equipe do Educativo. O proponente deve residir em Minas Gerais. Serão selecionadas três propostas e cada uma receberá o valor de R$ 7.000,00. As exposições ocorrerão no ambiente virtual.

02/06 – SEMENTES DA DIÁSPORA (02, 09, 16, 23 e 30/06)

Todas as quartas-feiras, às 14 horas, o Educativo realiza a instalação “Sementes da Diáspora”. Iniciada em 2019, a ação consiste numa instalação na qual a partir de cards (envelopes com sementes de plantas de origem africana estampados com imagens e informações sobre personalidades afro) instalados no Baobá construído pelo Educativo, o visitante é convidado a “colher” essas sementes e refletir sobre o apagamento do protagonismo negro na nossa história. Nesses tempos de distanciamento por causa da pandemia, a ação continua de forma virtual, nas redes sociais do Memorial Vale e possui legenda descritiva das imagens.

04/06 – DICAS PRETAS (04, 11, 18 e 25/06)

Às sextas-feiras, às 11 horas, o Educativo divulga as “Dicas Pretas”. São pílulas, com dicas de livros, filmes, etc. com temática étnico racial e produzida por pessoas negras, dando um destaque para produções literárias destinadas ao público infantil. O objetivo é contribuir para discussões sobre as questões étnico raciais, trazendo indicações de conteúdo que ajudem a refletir e conhecer mais sobre a identidade negra. A ação acontece no Instagram do Memorial Vale e possui legenda descritiva das imagens.

17/06 – GRUPO MARIA CUTIA APRESENTA DOCUMENTÁRIO “O FIM, O MEIO E O INÍCIO”

No dia 17 de junho, quinta-feira, às 19h30, o Grupo Maria Cutia apresenta o documentário inédito e ficcional “O Fim, o Meio e o Início”, que traz à cena os velhos astros do espetáculo Concerto em Ré para relembrar seus dias de fama e sucesso com a grande (e fictícia) banda Maracutaia. Begônia, Felim e Tadeu contam como foi o início, o meio e o fim da mais importante banda de rock’n roll da história. A apresentação integra o projeto “Gerais Cultura de Minas!” do Memorial Vale.

24/06 – AULA DE CULINÁRIA AFETIVA “MEMÓRIAS”, COM KELMA ZENAIDE

No dia 24 de junho, quinta-feira, às 20 horas, o projeto Diversidade Periférica traz “Memórias”, que será uma aula de culinária afetiva com a cozinheira Kelma Zenaide. Kelma apresentará sua arte feita com afeto para revelar os sabores de sua cozinha ancestral, que alimenta o corpo e a alma.

26/06 – LIVE BRINCANTE COM GRUPO MARIA CUTIA

No dia 26 de junho, sábado, às 10 horas o Grupo Maria Cutia convida todo mundo para uma horinha brincante com cantigas de roda, brinquedos cantados e histórias musicadas. Nesta live interativa, Mariana, Hugo e Leonardo apresentam canções brincadas em Minas Gerais, na Amazônia, em Guiné-Bissau e em outros cantos por onde já passaram teatrando. A live faz parte do projeto “Eu, Criança, no Museu!”, do Memorial Vale.

27/06 – CHOROSAS NO MEMORIAL INSTRUMENTAL

No dia 27 de junho, domingo, às 11 horas, o Memorial Vale traz, dentro do projeto Memorial Instrumental, a apresentação das Chorosas, que vem com a nostalgia do resgate do universo tradicional do choro. Elas misturam toques da música moderna com a essência desse patrimônio brasileiro, resultando assim em um som alegre e audacioso, com Chris Cordeiro no Cavaquinho, Mariana Martins no violão, Priscila Norberto na flauta e Marina Gomes no pandeiro. O Memorial Instrumental tem curadoria de Juliana Nogueira.

Memorial Vale na web:

http://www.memorialvale.com.br

https://www.facebook.com/memorialvale

https://www.instagram.com/memorial.vale

https://www.youtube.com/user/memorialvale

www.memorialvale.com.br/visite/visita-virtual/

Hashtags usadas nas postagens do Memorial Vale na quarentena:

#MemorialValeEmCasa

#MuseumsAndChill

#MemorialValeNosUne

#ValePatrocina