Hora Espanhola de Ravel 05/06 e 06/06

FILARMÔNICA DE MINAS GERAIS APRESENTA A HORA ESPANHOLA DE RAVEL COM GRANDES NOMES DA MÚSICA DE CONCERTO

Dois importantes compositores exploram o conceito de tempo sob diferentes perspectivas. Com a influência hispânica sempre marcante na obra de Ravel, a temática se evidencia com o refinamento típico do autor em sua ópera A Hora Espanhola, a ser apresentada pela Filarmônica de Minas Gerais nos dias 5 e 6 de junho, às 20h30, na Sala Minas Gerais, com um talentoso elenco sob a regência do maestro Fabio Mechetti e direção de cena de Ronaldo Zero. São eles: a soprano Marly Montoni (Concepción), o barítono Michel de Souza (Ramiro), o tenor Enrique Bravo (Gonzalve), o baixo Savio Sperandio (Don Iñigo Gomez) e o tenor Vitorio Scarpi (Torquemada) Paralelamente, o movimento dos ponteiros do relógio dá o tom de uma das sinfonias mais maduras de Franz Joseph Haydn, a Sinfonia nº 101 em Ré maior, “O Relógio”. Os ingressos estão à venda no site www.filarmonica.art.br e na bilheteria da Sala, a partir de R$ 39,60 (inteira) e R$ 19,80 (meia).

Este projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura e pelo Governo de Minas Gerais por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Mantenedor: Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais. Patrocínio: Itaú Unibanco. Apoio: Circuito Liberdade e Programa Amigos da Filarmônica. Realização: Instituto Cultural Filarmônica, Governo de Minas Gerais, Funarte, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Maestro Fabio MechettiDiretor Artístico e Regente Titular da Filarmônica de Minas Gerais

Desde 2008, Fabio Mechetti é Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, sendo responsável pela implementação de um dos projetos mais bem-sucedidos no cenário musical brasileiro. 

Ao ser convidado, em 2014, para o cargo de Regente Principal da Orquestra Filarmônica da Malásia, Fabio Mechetti tornou-se o primeiro maestro brasileiro a ser titular de uma orquestra asiática. Depois de quatorze anos à frente da Orquestra Sinfônica de Jacksonville, Estados Unidos, atualmente é seu Regente Titular Emérito. Foi também Regente Titular da Sinfônica de Syracuse e da Sinfônica de Spokane, da qual é Regente Laureado.

Foi regente associado de Mstislav Rostropovich, na Orquestra Sinfônica Nacional de Washington, e com ela dirigiu concertos no Kennedy Center e no Capitólio norte-americano. Da Orquestra Sinfônica de San Diego, foi Regente Residente.

Fez sua estreia no Carnegie Hall de Nova York conduzindo a Orquestra Sinfônica de Nova Jersey e tem dirigido inúmeras orquestras norte-americanas, como as de Seattle, Buffalo, Utah, Rochester, Phoenix, Columbus, entre outras. É convidado frequente dos festivais de verão nos Estados Unidos, entre eles, os de Grant Park, em Chicago, e Chautauqua, em Nova York.

Vencedor do Concurso Internacional de Regência Nicolai Malko, na Dinamarca, Mechetti dirige, regularmente, várias orquestras na Escandinávia, na Itália, na Espanha, na Escócia, e várias orquestras latino-americanas, destacando-se a Filarmônica do Teatro Colón, e as Filarmônicas e Nacional da Colômbia.

No Brasil, foi convidado a dirigir a Estadual de São Paulo, a Sinfônica Brasileira, as municipais de São Paulo e do Rio de Janeiro, a Petrobrás Sinfônica, entre outras. Trabalhou com artistas como Alicia de Larrocha, Thomas Hampson, Frederica von Stade, Arnaldo Cohen, Nelson Freire, Antonio Meneses, Emanuel Ax, Gil Shaham, Midori, Evelyn Glennie e Kathleen Battle, entre outros. Fabio Mechetti é Mestre em Composição e em Regência pela Juilliard School de Nova York.

Ronaldo Zero, direção de cena

Como diretor cênico e diretor assistente, Ronaldo Zero foi responsável por algumas das principais óperas encenadas no Theatro Municipal de São Paulo e no Theatro São Pedro nos últimos anos, além de musicais e espetáculos de dança. Entre os trabalhos recentes, destacam-se as montagens de Devoção (J.G. Ripper) no Palácio das Artes; María de Buenos Aires (Piazzolla), pela qual recebeu o Prêmio Concerto; e O Rapto do Serralho (Mozart) e Carmen (Bizet), ambas em parceria com Jorge Takla.