Henrique Hoffman no Mural Templuz

Henrique Hoffman apresenta no Mural Templuz a fragilidade do homem diante da vastidão do universo

O arquiteto Henrique Hoffman apresenta no Mural Templuz (avenida Nossa Senhora do Carmo, 1.150, Sion) a forma como a arquitetura se comunica com o meio e as pessoas e atravessa os tempos a partir de um processo artístico que gera experiências e promove sentimentos. A obra “Vas.Ti.Dão.” está em cartaz no paredão de seis metros de altura e tem como inspiração uma das paisagens mais icônicas e encantadoras de Minas Gerais, a Lapinha da Serra.

O projeto, que foi concebido em dois meses, é marcado por traços fortes feitos com rolo de pintura e mostra um casal em escala reduzida na base do quadro e um céu azul intenso em alta proporção, convidando o público a uma imersão e reflexão. “Toda arte que produzo tem um conceito e uma mensagem que muitas das vezes não são perceptíveis em um primeiro momento. Para esta especificamente, embora a humanidade seja incrível, seu entorno é superior. A cena da tela aguça essa percepção de como somos pequenos diante da vastidão do universo e de tudo que não é palpável. Ao mesmo tempo, somos importantes nesse ecossistema, com companheirismo e afeto toda vastidão fica confortável”, observa Henrique Hoffman.

O artista revela que o processo de criação de “Vas.Ti.Dão.” percorre o mesmo caminho que seus projetos de arquitetura. “Assim como em minhas artes, busco na arquitetura uma expressão mais profunda para além da estética. Uma arquitetura sem conceito é como um corpo morto, tem esqueleto (estrutura), tem carne (vedações), tem pele (revestimentos), mas não tem alma, não tem vida”, descreve.

O Mural Templuz é um projeto bem-sucedido de arte a céu aberto, criado há 11 anos, que tem como propósito levar cor para a rotina da capital mineira e apresentar ao maior número de pessoas o trabalho de jovens e consagrados artistas do Brasil e mundo afora.

Serviço – Vas.Ti.Dão. no Mural Templuz

Endereço: Templuz Iluminação (avenida Nossa Senhora do Carmo, 1.150, Sion – Belo Horizonte | MG)

Sobre o Mural Templuz:

Localizado em uma das principais avenidas de Belo Horizonte (MG), por onde passam mais de 100 mil carros por dia, o Mural Templuz tem por objetivo democratizar o acesso à arte e colocar um pouco mais de cor na rotina corrida da capital mineira. Desde sua criação, em 2011, artistas brasileiros e de diversas outras nacionalidades tiveram seus trabalhos – fotos, desenhos, ilustrações, pinturas – expostos. Alguns foram destaque em uma coletânea comemorativa.

O paredão de seis metros de altura onde as obras são instaladas pertence à loja Templuz, que fica na avenida Nossa Senhora do Carmo, 1.150. Para serem adequadas ao Mural, as obras originais são redimensionadas por meio de plotagem e instaladas por uma equipe de rapel.