Grupo de Teatro Mulheres Míticas apresenta A MULHER PORCA com Jéssica Ribas e Felipe Cordeiro

Projeto audiovisual com exibições dias 10, 11 e 12 de dezembro, a partir das 19h30, no YouTube do Festival Teatro em Movimento

youtube.com/TeatroemMovimento

Lançamento do livro “A Mulher Porca” – Evento virtual com participação de Gabriela Figueiredo, Sara Rojo e Jéssica Ribas. Dia 9 de dezembro, às 19h30, no YouTube da Editora Javali (bit.ly/YouTubeJavali)

BATE-PAPOS após as exibições do vídeo:

Maria Mourão convida Melina Rocha – Dia 10/12

Luísa Lagoeiro convida Giselle Lima – Dia 11/12

Gabriela Figueiredo convida Ana Luiza e Cris Tolentino – Dia 12/12

A partir 20h45 no YouTube do Festival Teatro em Movimento (youtube.com/TeatroemMovimento)

A MULHER PORCA

O Grupo de Teatro Mulheres Míticas dá um passo em direção a retomada dos palcos com o lançamento de “A Mulher Porca“. Dirigido por Sara Rojo e integrando a comemoração de seus 40 anos de carreira, o projeto, que estreia em formato audiovisual, foi concebido de forma híbrida: a maior parte dos encontros para discussão do texto do argentino Santiago Loza, assim como os ensaios, se deram virtualmente. O processo encerrou-se, porém, no palco do Piccolo Teatro Meneio (Belo Horizonte), onde ganhou registro em vídeo (sem público).

Ainda que simbólico, o retorno do Mulheres Míticas aos palcos foi um marco na trajetória do coletivo, afinal, foram quase dois anos sem pisar num tablado (as últimas apresentações do grupo antes da pandemia aconteceram em dezembro de 2019, no Chile). Neste período as Míticas não se intimidaram diante dos obstáculos impostos pela pandemia: realizaram experimentos audiovisuais a partir de espetáculos de seu repertório, lançaram seu primeiro livro (“Mulheres Míticas em Performance”, Editora Javali, 2020) e estrearam o vídeo-teatro “Hilda Penha” (2021, em parceria com o Sesc), primeira adaptação de uma obra da dramaturga Isidora Stevenson no Brasil. 

Agora, em parceria com o Festival Teatro em Movimento, o Mulheres Míticas se prepara para a transição de volta aos palcos. Retomando uma linguagem mais claramente teatral, A Mulher Porca traz em cena Jéssica Ribas e Felipe Cordeiro, integrantes do coletivo, abordando a violência de gênero em contexto de vulnerabilidade social e a condição da mulher dentro do fundamentalismo religioso latino-americano. A estreia em formato audiovisual da obra, que o Grupo planeja apresentar presencialmente em 2022, será acompanhada do lançamento do livro com texto do espetáculo, traduzido pela também integrante do Mulheres Míticas Gabriela Figueiredo, pela Editora Javali.

Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte – Projeto n° 0713/2020