Fundação Clóvis Salgado recebe a exposição Luz do Norte, com imagens exibidas no 10º Festival de Fotografia de Tiradentes

CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais recebe, a partir da próxima sexta-feira, fotografias de 33 artistas da região Norte do Brasil

Na incessante busca pela força das imagens fotográficas, o Foto em Pauta na Estrada seguiu, após duas viagens – uma ao Centro-Oeste e outra ao Sul do Brasil – para a região Norte. A partir da passagem por Belém (PA), Manaus (AM), Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO), Eugênio Sávio, Curador Geral do Festival, junto com os fotógrafos João Castilho e Pedro David, curadores da exposição, se encontraram com mais de 100 artistas profissionais, intermediários e iniciantes. A viagem teve como resultado a mostra Luz do Norte, que integrou, em 2020, a programação do 10º Festival de Fotografia de Tiradentes. Agora, a partir de 5 de outubro de 2021 até o dia 4 de dezembro de 2021Luz do Norte vai ocupar a CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais, com obras de 33 artistas, inseridas em três eixos expográficos centrais: experimentalismo, atualidade e cotidiano da região amazônica.

Eugênio Sávio conta que a motivação para essa exposição continua partindo da vontade e necessidade de explorar outras regiões brasileiras fora do eixo Rio-São Paulo, e apresentar o projeto Foto em Pauta para os artistas locais. “Assim como foi feito na região Sul e Centro-Oeste, realizamos palestras em quatro capitais do Norte do país, apresentando o projeto e contando sobre nossa trajetória. Nos colocamos abertos para conhecer as obras dos fotógrafos locais que se dispuseram a participar, analisando os portfólios, sempre em um movimento de troca e escuta”, ressalta Sávio.

A exposição Luz do Norte – Foto em Pauta é realizada pelo Governo de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, pela Fundação Clóvis Salgado, e correalizada pela Appa – Artes e Cultura. A mostra tem o patrocínio Master CemigUnimed-BH / Instituto Unimed-BH¹  e AngloGold Ashanti, e patrocínio Prata da Vivo. Todos os incentivos são via Lei Federal e Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A exposição também conta com o apoio da CBMM e do Itaú.

FOTO EM PAUTA – Exposição LUZ DO NORTE

Local: CâmeraSete – Casa de Fotografia de Minas Gerais 

Endereço: Av. Afonso Pena, 737, Centro

Data: 5 de outubro até 4 de dezembro de 2021

Horário: De terça-feira a sábado, das 9h às 21h

Informações para o público: (31) 3236-7400

Informações para a imprensa:

Júnia Alvarenga: (31) 99179-1215 l junia.alvarenga@fcs.mg.gov.br

Daniel Helvécio: (31) 99775-9075 | danielhelvecio@gmail.com

Thamiris Rezende: (31) 99154-9103 l thamiris.rezende@fcs.mg.gov.br

Adicionar Comentários

Clique para comentar