Pré-estreia contará com a presença de várias mulheres que protagonizaram o filme e que partilharam suas percepções de mundo, desejos e sonhos de quem vive ou viveu pelas ruas de Belo Horizonte
O média-metragem “Revolta por Cima”, protagonizado por mulheres que têm trajetória de vida nas ruas da capital mineira, terá pré-estreia nesta terça-feira, dia 11 de fevereiro, às 15h, no Cine Humberto Mauro, na Avenida Afonso Pena, 1537 – Centro. Entre memórias e futuros imaginados, o filme é fruto de um experimento coletivo que diz sobre um fazer cinema partindo das delicadas realidades de quem passa por situação de rua. Ao mesmo tempo, as histórias revelam o instante em que a indignação se converte em potência de existência.
Atravessando alegorias que buscam o sonho de uma vida melhor, o documentário é uma ode ao desejo de justiça, que se mistura ao impulso de transformar, fazendo de “Revolta por Cima” um movimento vivo, que respira, se reinventa, com palavras que rompem silêncios, corpos em catarse e gestos que se constroem na força coletiva.
Filmado durante laboratórios de cinema conduzidos pelo QUANDO Coletivo, “Revolta por Cima” tem direção do próprio grupo, representado por Carla Onodera, Chris Tigra e Matheus Couto, que trabalharam a partir de um roteiro livre, feito coletivamente com mais de 40 mulheres acolhidas pelo Centro Integrado de Atendimento à Mulher – CIAM. Localizado no bairro Lagoinha, o espaço atua no atendimento às mulheres em situação de vulnerabilidade social, com trajetória de vidas nas ruas, em uso prejudicial de álcool, drogas ou em situação de violência doméstica.
“Chegamos no CIAM com um projeto de cineclube que previa uma prática de cinema para fazer um experimento coletivo audiovisual de curta duração, mas acabamos fazendo um média-metragem que aconteceu de forma espontânea, a partir do encontro com mulheres que quiseram partilhar suas vivências. Não tínhamos orçamento para fazer um filme assim, mas bancamos a ideia incorporando inclusive a falta de recurso como dispositivo criativo. Tínhamos que fazer, pois basta de ver pessoas sendo cotidianamente ignoradas pela sociedade em função de sua classe social, raça ou gênero. No fim das contas, o filme traz muita força e beleza em meio a todas as violências estruturais a que estamos submetidas”, conta Carla Onodera, co-diretora e produtora executiva do filme.
O filme tem duração de 45 minutos, classificação indicativa de 12 anos e contará com legenda descritiva. A entrada é gratuita, sujeita à lotação do espaço. Retirada de ingresso 30 minutos antes da sessão.
A exibição é uma ação de contrapartida do “Cineclube QUANDO”, projeto realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, por meio do Edital BH nas Telas 2023.
Ficha Técnica
Título: Revolta por Cima
Direção: QUANDO Coletivo – Carla Onodera, Chris Tigra e Matheus Couto
Ano: 2025
País: Brasil, MG
Duração: 45 min
Classificação indicativa: 12 anos
Realização QUANDO Coletivo e Onodera Produções.
Produção executiva: Carla Onodera
Para saber mais sobre o QUANDO Coletivo, acesse: www.quandocoletivo.com
Pré-estreia do média-metragem “Revolta por Cima”
Quando: terça-feira, dia 11 de fevereiro, às 15h.
Onde: Cine Humberto Mauro, na Avenida Afonso Pena, 1537 – Centro.
Quanto: Entrada gratuita e sujeita a lotação do espaço. Retirada de ingresso 30 min antes da sessão.
Acessibilidade: Exibição com legenda descritiva
Adicionar Comentários