Festival Seres Rios realizado pelo BDMG Culural lança programação – 2 a 10/08

Evento propõe reflexões sobre as histórias e as relações culturais dos rios. Debates, cartografias inéditas, artes visuais, lives, filmes e documentários contemplam o Festival, que acontecerá de 2 a 10 de agosto, na plataforma www.seresrios.org.

Programação já pode ser acessada no Instagram do Festival @seresriosfestival e no site do BDMG Cultural https://bdmgcultural.mg.gov.br/.

O BDMG Cultural realiza, de 2 a 10 de agosto, o Festival Seres-Rios, um convite à reflexão sobre preservação das histórias e culturas que costuram as águas dos rios Doce, São Francisco e Jequitinhonha, elementos tão sagrados para muitos povos. Em um ambiente totalmente virtual, o festival conta com uma programação que reúne estudos e investigações sobre os rios a partir de debates, cartografias inéditas, lives, exposição de artes visuais e mostra de filmes que dão vozes aos seres que se relacionam com as águas e cursos. O público já pode conhecer a programação no Instagram do Festival @seresriosfestival e no site do BDMG Cultural (https://bdmgcultural.mg.gov.br/). O acesso ao Festival é gratuito e será pela plataforma www.seresrios.org, a partir do dia 02/08.

“Em um momento em que se discute as questões ambientais, a crise hídrica, especialmente em Minas Gerais – a caixa d’água do país –, é urgente falar sobre os nossos rios e a nossa relação com eles. O Seres-Rios chega como um espaço múltiplo de diálogos e conhecimentos, que propõe perspectivas diferentes e plurais para pensar o lugar que os rios ocupam e deveriam ocupar hoje e no futuro. Uma abordagem multidisciplinar e de origens diversas para falar sobre águas e dos ensinamentos que brotam a partir delas”, Gabriela Moulin, Presidente do BDMG Cultural.

A abertura do Festival será no dia 02/08 (sexta-feira), às 19h, com o debate “Políticas cósmicas: Como viver sem o rio? Como viver com a Terra? Como viver no mesmo planeta?”, protagonizado pelo líder indígena, ambientalista, filósofo e escritor Ailton Krenak, ao lado de Marisol de la Cadena, antropóloga peruana, com mediação de Ana Gomes. Logo em seguida, às 20h, a estreia será coroada com show da cantora Mônica Salmaso – que, ao lado do pianista André Mehmari e do saxofonista e flautista Teco Cardoso, fará um passeio por canções clássicas que resgatam o lúdico dos rios.

BDMG Cultural apresenta Festival Seres-Rios

Data: 2 a 10 de agosto

Local: on-line – pela plataforma www.seresrios.org (a partir do dia 02/08)

Programação já está disponível no site do BDMG Cultural https://bdmgcultural.mg.gov.br/agenda/seres-rios-festival-fluvial/  e no Instagram @seresriosfestival