Feirinha Aproxima 04/06

FEIRINHA APROXIMA VALORIZA A CULTURA E TRADIÇÃO MINEIRA 

O evento, que conta com mais de 40 expositores locais, vai entreter toda a família

No sábado, 4 de junho, o Projeto Aproxima traz de volta a sua Feirinha para as ruas Bernardo Mascarenhas e Josafá Belo, no entorno do Museu Abílio Barreto, que, além de estar em um local de fácil acesso, é um importante símbolo da história da capital. Com o objetivo de reconhecer e valorizar a cultura mineira por meio da gastronomia, os grandes protagonistas do evento são produtores de todo o estado, além dos chefs e cozinheiros participantes. Mais de 40 deles irão trazer para Belo Horizonte um verdadeiro mapa da cultura gastronômica de Minas, contribuindo para que a cidade se torne vitrine do segmento a nível nacional, fomentando toda a cadeia produtiva.  

Para participar, cada produtor passa por um detalhado processo de curadoria, realizado pelo gastrônomo e pesquisador Eduarda Maya, que leva em consideração aspectos como mineiridade, qualidade, originalidade e profissionalismo. Além de garantir os melhores produtos para os visitantes da feira, esse processo contribui para a preservação da tradição e o desenvolvimento direto de várias famílias, negócios e instituições. 

“Minas Gerais tem uma grandeza territorial enorme e reúne características geográficas, climáticas e até culturais muito diversas. Isso significa que cada canto tem produtos específicos, com suas histórias, realidades, heranças familiares e sabores muito próprios. Desde 2014, a Feirinha Aproxima dedica-se a celebrar toda essa riqueza, com mais de 60 realizações e centenas de produtores participantes”, conta Eduardo. 

Para esta edição, a Feirinha Aproxima terá um dia inteiro de atrações para toda a família, de 10h às 17h. Entre as barracas, o público vai encontrar o premiado tropeiro da Tinane Gourmet, pratos do restaurante Maria das Tranças, o famoso cone de camarão Classe A, as cervejarias Krug Bier, Läut e Vinil, Slod, Serra’s Bier e Albano’s, além de uma seleção de gins, vinhos, cachaças, doces, queijos e muito mais. 

As pessoas também poderão conferir expositores de artesanato, insumos gastronômicos, utensílios e produtos de marcas parceiras, além de aproveitar as áreas gratuitas: a Arena Kids, que é totalmente fechada, com brincadeiras e monitores para as crianças; e a Arena CrossDog, com brinquedos, circuitos e petiscos para os pets! O evento também conta com espaço de mesas e relaxamento com massagem e atividades de bem-estar, tudo com pontos de acessibilidade que fazem o evento inclusivo ao público que possui necessidades especiais. 

Com patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, a Feirinha Aproxima tem entrada gratuita. A edição seguinte também já tem data marcada: 2 de julho, com a temática Inverno – Estação da Tradição e Pluralidade. 
FEIRINHA APROXIMA
Local: No entorno do Museu Abílio Barreto, nas ruas Bernardo Mascarenhas e Josafá Belo
Data: 04/06 de 10h às 17h
Instagram @projetoaproxima