Exposição inédita Assim como os jardins… 08/10 a 12/12

Pela primeira vez no Palácio das Artes, a artista visual paulistana Mariana Palma convida o público mineiro à um encontro com a magnitude de seus jardins em tela. A partir de 8 de outubro até 12 de dezembro de 2021, a Fundação Clóvis Salgado recebe a exposição inédita “Assim como os jardins…”, que conta com a curadoria de Wagner Nardy, e floresce na Galeria Arlinda Corrêa Lima. No total, a mostra conta com 8 quadros em grandes formatos, que mesclam óleo e acrílica sobre tela, além de uma instalação imersiva em tecido, pensada e criada exclusivamente para a galeria. A entrada é gratuita e as obras representam diversos períodos de criação da artista, convidando o público a um momento de silêncio e contemplação diante de um trabalho íntimo e arrebatador.

Mariana Palma cria em suas obras uma originalidade singular e poderosa, dialogando com o mundo das cores e com uma riqueza impressionante de detalhes. Assim como os jardins… coloca os visitantes imersos na obra da artista, e permite reflexões sobre a vida, a natureza e os mistério propostos pelas harmonias pictóricas com flores, folhas, brotos, tecidos, peles e azulejos – que constantemente causam sensações claustrofóbicas e inquietantes.  

Para Eliane Parreiras, presidente da Fundação Clóvis Salgado, a FCS se orgulha em realizar, em meio a uma realidade tão desafiadora, uma mostra de tanta potência. “É uma grande oportunidade pra Minas Gerais conhecer a relevante produção artística de Mariana Palma, em uma exposição que convida o público à imersão e ao protagonismo. A exposição se insere ainda nos esforços da Fundação e do Palácio das Artes de repensar as diferenças e as distorções de gênero, reafirmando a importância das mulheres artistas e suas criações, fortalecendo sua presença em nossas galerias”.

Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam a exposição “Assim como os jardins…”. A mostra tem a correalização da APPA – Arte e Cultura, e patrocínio master da CemigAngloGold Ashanti e Unimed-BH / Instituto Unimed-BH¹, por meio das Leis Estadual e Federal de Incentivo à Cultura.

¹ O patrocínio da Unimed

“Assim como os jardins…” | Mariana Palma

Período de exposição: 8 de outubro a 12 de dezembro de 2021

Dias e horário de funcionamento: Terça-feira a sábado de 9h30 às 21h, e aos domingos, de 17h às 21h

Local: Galeria Arlinda Corrêa Lima – Palácio das Artes

Endereço: Av. Afonso Pena, 1537, Centro – Belo Horizonte

Entrada Gratuita

Informações para o público: (31) 3236-7400