Projeto gratuito convida o público a atravessar memórias e percursos do Centro de Belo Horizonte e integra as comemorações de 15 anos do espaço cultural
Como parte das celebrações dos 15 anos de atuação do Sesc Palladium na cena cultural da capital mineira, o Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, lança neste sábado (30/5), às 10h, a exposição “ENTRE — Histórias e Caminhos”. A visitação é gratuita e aberta ao público até 30 de setembro, no Foyer Augusto de Lima e no Foyer Rio de Janeiro, com classificação livre.
Essa edição do Projeto Desvios foi idealizada pela NITRO Histórias Visuais, coletivo de contadores e contadoras de histórias que, há mais de 20 anos, desenvolve projetos em múltiplas linguagens para investigar, preservar e reinventar as narrativas do cotidiano brasileiro.
Concebida como uma publicação expositiva, a ocupação se estrutura como um percurso, no qual cada ambiente propõe reflexões sobre memória, território, pertencimento e presença.
Nesse contexto, cada visitante deixa de ser apenas parte do público observador e passa a integrar a ocupação. Torna-se alguém que atravessa, projeta e existe nesse ENTRE, contribuindo para a construção de sentidos sobre o Centro de Belo Horizonte e sobre o próprio Sesc Palladium como espaço de circulação cultural e experiência compartilhada.
Até setembro de 2026, o projeto se desdobra em uma série de debates, visitas mediadas, vivências e produções artísticas que articulam reflexão, criação e experimentação. Essas ações culminam na elaboração de um catálogo documental dedicado aos 15 anos do Sesc Palladium em Belo Horizonte, evidenciando sua trajetória e sua relação indissociável com a região central da cidade. O catálogo será lançado no mês de agosto.
Caráter educativo
Desenvolvido a partir do laboratório ND – Novas Possibilidades Narrativas, o projeto reúne artistas de origens multidisciplinares e estudantes do Núcleo de Formação Audiovisual do Sesc em Minas, valorizando a troca intergeracional e a diversidade de perspectivas. Esse processo fortalece a dimensão formativa da iniciativa e amplia o sentimento de pertencimento do público participante.
Como diferencial, a proposta se articula ainda com a atuação contínua do Educativo do Sesc Palladium, responsável por visitas mediadas. As mediações ampliam o acesso, aprofundam a experiência expositiva e estimulam a leitura crítica das obras. Essa abordagem transforma a exposição em um “fórum” de troca e formação, consolidando seu caráter educativo e inclusivo.
Abertura da ocupação artística “ENTRE — Histórias e Caminhos”
Data: sábado, 30 de maio de 2026
Horário: 10h
Local: Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1.046 – Centro, Belo Horizonte)
Entrada gratuita – aberta ao público



Adicionar Comentários