Exposição coletiva Os Antropófagos 09/10 a 19/10

Galeria Labyrinthus apresenta a exposição “Os Antropófagos”

Mostra coletiva, que reúne 22 artistas, propõe descolonizar a imaginação. Abertura será no sábado, dia 9 de outubro

Inspirada no Manifesto Antropófago, escrito por Oswald de Andrade e publicado no Brasil em 1928, a exposição coletiva “Os Antropófagos” convida o público a refletir sobre os tensionamentos entre o modernismo e o anti-modernismo. Com curadoria de Orange Matos Feitosa, a mostra da Galeria Labyrinthus será inaugurada no sábado, 9 de outubro, das 14h às 18h. A visitação terá início no dia 12 de outubro, seguindo até 19 de novembro, com entrada gratuita.

Assim como no Manifesto Antropófago, e como uma forma de protesto ao eurocentrismo, 22 artistas elaboraram suas obras – pinturas, desde aquarelas até pintura digital, desenhos, colagens, fotografias, esculturas, fotocolagens – a partir de ideias relacionadas ao Des-pensar, Des-aprender, Des-construir, Desmodernizar, Descolonizar a imaginação. A exposição propõe uma fuga de todos modos da visão única, da história única, da estética única e a invenção de uma arte que busca pelas variâncias, pelas margens e pelas narrativas construídas a partir do local.

A curadora Orange Matos Feitosa propôs aos artistas que, ao se transformarem em antropófagos, selecionassem suas próprias criações para apresentar ao público. “A partir das ideias incomuns do Manifesto Antropófago, propomos aos artistas o desafio de engolir os irmãos europeus. Devorá-los e reinventá-los, a partir dos seguintes questionamentos: quais seriam os avessos do Modernismo? Quem são os outros que remam à deriva? O que não se devora porque é indigesto? Quais são os motivos para regurgitar a ocidentalização? Quem são os inviáveis? Quem somos nós?”, conta a curadora.

Participam da exposição os artistas Alfredo Nobel (MG), Carla Mormile (RJ), Cláudia Seber (SP), César Dantas (MS), Ciro Chavez (Peru), Daniela Versiani (SP), Dominique de Lapouble (MG), Eri Gomes (MG), Fátima Vasconcelos (MG), Gustavo Cunha (RJ), Letícia Arrighi (MG), Lídia Miquelão (MG), Mara Ulhoa (MG), Magaly Cabral (MG), Márcia Guimarães (MG), Mônica Batitucci (MG), Renata Vilhena (MG), Rosilene Souza (MG), Sandro Evangelista (SP), Tarcísio Botelho (MG), Tito (MG) e Vicente Soares (MG).

ExposiçãOs Antropófagos

Abertura: 09/10, sábado, das 14h às 18h

Visitação: 12/10 à 19/11 de terça a sexta -feira, das 11h às 19h30 e sábado das 11h às 16h

Local: Galeria Labyrinthus – Rua Aquiles Lobo, 73 – Floresta

Informações: 31 2537-0385

Siga a Galeria no Instagram, Facebook, LinkedIn e Youtube e visite o site:

www.galerialabyrinthus.com.br