Expedição Fartura visitou cidades do sul de Minas Gerais

CURADORAS MORENA LEITE E CAROLINA DAHER TIVERAM A MISSÃO DE SELECIONAR PRODUTORES PARA O PRÓXIMO FESTIVAL GASTRONÔMICO DE TIRADENTES

A Expedição Fartura, que integra o projeto Fartura – Gastronomia do Brasil, colocou o pé na estrada mais uma vez para descobrir e aprofundar nos sabores e na cultura gastronômica brasileira. Dessa vez, a viagem foi em parceria com o Sebrae Minas e o destino foi o Sul de Minas, onde a equipe visitou Paraisópolis, Piranguinho, Alagoa, São Lourenço e Itanhandu, em seis dias de viagem e diversos locais na região.

Comandando a Expedição Fartura Projeto Origem Minas estão a chef de cozinha Morena Leite, responsável pela curadoria nacional, e a jornalista e crítica gastronômica Carolina Daher, curadora em Minas Gerais. Esta expedição teve uma missão especial, selecionar os produtores que farão parte do 24º Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, o mais tradicional do país, que acontecerá em setembro.

A viagem começou pelo Café Zalaz, em Paraisópolis, onde há produção de cafés orgânicos, cultivados sob a sombra de árvores nativas e solo protegido. O produto foi o primeiro café orgânico a ganhar um concurso Cup of Excellence com a maior nota histórica até os dias atuais (97,53 pontos). Uma enorme quebra de paradigma sobre a qualidade desse modelo de manejo.

Na cidade de Piranguinho, o foco foi o Pé de Moleque. A escolha não é aleatória, já que lá é considerada a capital da iguaria, que é patrimônio tombado da gastronomia local. A produção do doce foi acompanhada e a história por trás de sua criação foi revelada.

A equipe também foi ao município de Alagoa, para desvendar os segredos do famoso Queijo D’Alagoa, um dos mais apreciados do mundo, com premiações e reconhecimentos em diversas competições internacionais.

Próximo a São Lourenço, no Sítio Cambará Fruticultura, a comitiva foi conferir a produção local de frutas vermelhas e os sabores escondidos na região, com múltiplos produtos degustados.

No caminho para Itanhandu, a equipe conheceu o Azeite Serra que Chora e por fim visitou o Apiário Flores de Minas, onde se encontra uma das mais renomadas produções de mel do estado.

Mais informações:

https://www.farturabrasil.com.br/

https://www.instagram.com/farturabrasil/

Adicionar Comentários

Clique para comentar