Espaço do Conhecimento UFMG lança concurso de poemas sobre céu do sertão

Inscrições vão até 23 de junho, pelo formulário disponível em www.ufmg.br/espacodoconhecimento/concursodepoemas

Em 2021, o Espaço do Conhecimento UFMG irá lançar a exposição temporária Sertão Mundo, que busca apresentar, em formatos diversos, as muitas reverberações originadas pelo universo criado por João Guimarães Rosa, um dos mais célebres escritores brasileiros do século XX. Como parte dos preparativos para o lançamento da exposição, o museu promove o Concurso de Poemas “O Céu do Sertão”. Serão selecionados poemas para compor produções audiovisuais e textuais da Sertão Mundo, a serem veiculadas no Planetário, Fachada Digital e outras mídias do Espaço do Conhecimento UFMG. Além disso, os autores dos poemas classificados nas 3 (três) primeiras colocações terão suas obras publicadas no catálogo da exposição.

O céu tem uma presença marcante no universo rosiano. Em grande parte de suas obras, Guimarães Rosa explora, em muitos detalhes, elementos do céu noturno, como estrelas e constelações. Em vários momentos, esses elementos são utilizados para marcar a passagem do tempo ou para sugerir significados simbólicos, sendo descritos de forma poética, como se fossem personagens. O Concurso de Poemas “O Céu do Sertão” busca selecionar produções inéditas, inspiradas nessas referências.

As inscrições para o concurso são gratuitas e estão abertas até o dia 23 de junho de 2021, por meio do formulário disponível em https://forms.gle/r8kd8yaqkvPSqHUt9Podem participar maiores de 18 anos de qualquer nacionalidade, residentes no Brasil, e brasileiros residentes no exterior.

O Regulamento completo está disponível na página https://www.ufmg.br/espacodoconhecimento/concursodepoemas.

Adicionar Comentários

Clique para comentar