Espaço Aberto Pierrot Lunar realiza a 1ª JANELA QUEER no “Café com Cinema” – até 09/07

Programação cinematográfica criada pela Cia Pierrot Lunar, com longas e curtas metragens de temas e linguagens variados, propõe, desta vez, uma mostra com produções ligadas à diversidade sexual e de gênero. As sessões acontecem de 18 de junho até 09 de julho, sempre às quartas, às 19h30.

O tradicional cineclube “CAFÉ COM CINEMA” – projeto de programação cinematográfica do Espaço Aberto Pierrot Lunar (Floresta) – traz em junho e julho a 1ª Mostra “JANELA QUEER”, que marca a estreia com a exibição de filmes nacionais que envolvem a criação audiovisual dentro da temática LGBTQIAPN+ e discussões sobre diversidade sexual e de gênero. As sessões acontecem, gratuitamente, de 18 de junho até 09 de julho de 2025, sempre às quartas, às 19h30, seguidas de bate papo, ao final, mediado pela artista Bramma Bremmer. Em um ambiente aconchegante, o público assiste aos filmes acomodados nas arquibancadas do espaço, sofás ou em almofadas, com direito a pipoca e café, de graça, e ainda uma cervejinha, que estará à venda no local.

Desde 2011, o espaço, localizado no bairro Floresta, incentiva o cineclubismo com diversas mostras e eventos, como a “Mostra de Curtas Jovens Realizadores”, o “Teatro na Tela”, entre outras. Nesta série de exibições, estão previstas a exibição de oito filmes, sendo 5 curtas e 3 longas metragens – todos com a temática LGBTQIAPN+.

A Mostra inicia com o filme EU, UM OUTRO, de Sílvia Godinho (Belo Horizonte), na quarta-feira, dia 18.06. No dia 25.06 tem TIA NINA SAPATÃO, de Fanchecéticas Coletiva, DIÁSPORA QUEER (Noruega-Brasil – Ep 1),  DIÁSPORA QUEER (Brasil-Noruega – Ep 2)de Flip Couto, DEPOIS DO FIM,de Amora Tito e, CARNE FRESCA, de Giovani Barros. No dia 2.07 tem SÃO PAULO EM HI-FI, direção de Lufe Steffen e, pra fechar a programação, no dia 9.07, tem PARQUE DE DIVERSÕES, comdireção de Ricardo Alves Jr.

A curadoria do cineclube “Café com Cinema JANELA QUEER” foi realizada pelos artistas Arthur Barbosa e Kaká Correa.Todas as exibições serão seguidas de um bate-papo descontraído, comandado pela artista e jornalista Bramma Bremmer, além da presença, em algumas sessões, de diretores, diretoras e equipe dos filmes.

Bramma Bremmer é artista de Belo Horizonte e trabalha nas áreas da atuação, performance, escrita, direção, crítica, produção, comunicação e palhaçaria. Transita entre o teatro, o cinema e a literatura, e é coordenadora de comunicação do Centro Cultural Galpão Cine Horto. Nos cinemas, estreou como atriz nos longa-metragens “Tudo o que Você Podia Ser” e “Parque de Diversões”. No teatro, atuou nos espetáculos “PassAarão”, “Manoletra”, “Há Algo de Podre no Reino da Dinamarca”, “Projeto Maravilhas”, “Eclipse Solar”, “Circo Zebruk”, “Anti-Antígona”, “Deriva”, “Encanto dos Insetos” e “Fazer Festa com o Perigo”. Foi vencedora do Prêmio Arte como Respiro – Literatura 2020 do Instituto Itaú Cultural e artista residente da Lab Cultural 2022 do BDMG Cultural. Em 2023, lançou “desejo de me expor, desejo desaparecer”, o seu primeiro livro de poemas. Em 2024, foi curadora do 25º Festival Cenas Curtas do Galpão Cine Horto e segue na curadoria da edição 2025. É também uma das curadoras da Quarta Kuir Cinema.

O Espaço Aberto Pierrot Lunar – Cinema Multi, nº 91149/2023, é um projeto realizado com os recursos do edital público Nº 03/2023 – BH Nas Telas – edição Paulo Gustavo, do município de Belo Horizonte.

 “CAFÉ COM CINEMA”

Desde a sua fundação em 2008, o Espaço Aberto Pierrot Lunar tornou-se referência em BH por receber diversos grupos e artistas, acolhendo seus processos criativos e pesquisas nas áreas da performance, teatro, dança, cinema e audiovisual. “Entendemos que esses cruzamentos entre as artes promove uma visão plural, inerente aos tempos atuais. Nesse contexto, o cinema e o audiovisual vem se ampliando de forma latente no Espaço e encontrando capilaridades em diversas possibilidades da criação e exibição para as telas”, comenta uma das gestoras do espaço, a atriz Neise Neves 

Desde 2011, o Espaço promove o tradicional Cineclube “Café com Cinema”, com exibições de filmes alternativos nacionais e internacionais, já fora do catálogo dos cinemas tradicionais, com entrada gratuita e com profissional convidado para um bate papo sobre o filme, contexto e temática.

Em 2015, ampliou-se para a realização da Curta Jovens Realizadores, uma mostra de curtas metragens universitários, de escolas livres e de cineastas em seu primeiro curta, para a qual é realizado um chamamento nacional e internacional. A exibição dos filmes selecionados é híbrida, sendo a primeira etapa pela internet e, depois, com os mais vistos e votados digitalmente, a exibição presencial no Espaço Aberto Pierrot Lunar, seguida de bate-papo, promovendo assim, um encontro potente entre os realizadores e o público. O curta mais votado ganha uma singela premiação, geralmente com um equipamento estabilizador de imagens para celular, em um incentivo a continuarem criando. No início deste mês de maio, foi realizada a edição 2025 dessa Mostra que obteve 392 inscritos e a participação de 50 filmes entre exibições online e presenciais.

Já o “Teatro na Tela” surgiu no período pandêmico, realizado em 2021, trazendo a reflexão sobre as interseções entre a linguagem do teatro e o audiovisual. A ideia é realizar exibições híbridas nas quais público e artistas participam dos bastidores e podem assistir, simultaneamente, o resultado final (exibido apenas para o público da internet). Essa experiência já foi realizada em 2023, em projeto próprio do Espaço, o “4 por 1”, e que pretende ser ampliado para o “Teatro na Tela”. Essa ação está prevista para ser realizada em setembro deste ano de 2025, com chamamento para inscrição de interessados prestes a ser divulgado.

O jeito descontraído de assistir aos filmes permanece: nas arquibancadas, sofás e almofadas ao chão, com café e pipoca, oferecidos gratuitamente ao público, com bar aberto.

PROGRAMAÇÃO – CAFÉ COM CINEMA – CINEMA MULTI

Café com Cinema – Janela Queer

18 de JUNHO a 09 de JULHO de 2025

Sempre às quartas, às 19h30, com café e pipoca de graça

Bebidas à venda no local:

ESPAÇO ABERTO PIERROT LUNAR (Ipiranga, 137, Floresta)

Evento com acesso gratuito | sujeito à lotação

Mais informações: @espacoabertopierrotlunar @ciapierrotlunar

18 JUN – QUA – 19h30

EU, UM OUTRO

Longa | Documentário | 85 min | 2019 | Belo Horizonte/MG | Brasil

Luca anseia por um amor perdido, Thalles quer mudar de nome e Raul deseja ser um homem melhor. Eles compartilham o fato de terem nascido com o gênero biológico feminino no país que mais mata pessoas transgênero. Os três têm em comum a urgência de viver uma vida que acaba de começar. Direção e roteiro: Silvia Godinho. Classificação indicativa: 12 anos.

25 JUN – QUA – 19h30

TIA NINA SAPATÃO

Curta | Teatro de Sombras | 8 min | 2021 | Belo Horizonte/MG | Brasil

Tia Nina usava sapatos enormes, bem maiores que seus pés. Uma vez Julia perguntou porque os sapatos de Tia Nina eram tão grandes. Tia Nina respondeu que dentro deles ela guardava um tesouro precioso. Dramaturgia: Nádia Fonseca. Elenco: Éle Fernandes, Letícia Bezamat, Léticia Ângelo, Nádia Fonseca e Régelles Queiróz. Realização: Fanchecléticas Coletiva.

DIÁSPORA QUEER – Noruega-Brasil – Ep 1

Curta | Documentário | 7 min | 2022 | Noruega-Brasil

São Paulo – Diáspora Queer promove o intercâmbio entre Noruega-Brasil por meio da cultura ballroom, representada por Sérgio Prin e Flip Couto, para destacar as discussões sobre os direitos LGBTQIAPN+, racialidades, dança voguing, imigração e outros temas que manifestam as experiências de comunidades em ambos os países através das artes. O projeto é um convite da Embaixada da Noruega em Brasília para celebrar o Queer Culture Year 2022. Diretor Flip Couto. Roteiro: Bruna Coutt. Classificação indicativa: 10 anos.

DIÁSPORA QUEER – Brasil-Noruega – Ep 2

Curta | Documentário | 10 min | 2022 | Brasil-Noruega

Oslo – Em um mergulho na comunidade Queer de Oslo, capital da Noruega, o documentário mostra o encontro de artistas, intelectuais e ativistas, vivendo em diásporas pelo mundo, compartilhando seus conhecimentos e projetos de arte em prol dos direitos humanos de pessoas LGBTQIAPN+. Diretor Flip Couto. Roteiro: Bruna Coutt. Classificação indicativa: 10 anos.

DEPOIS DO FIM

Curta | Ficção | 23 min | 2024 | Belo Horizonte/MG | Brasil

Depois do Fim acompanha uma criança sem nome em uma jornada fantástica que explora identidade, pertencimento e existência. Com animação, poesia e vozes trans, o filme traz uma experiência sensorial e convida ao exercício de sonhar o mundo para fazê-lo. Direção: Amora Tito. Concepção artística, dramaturgia e roteiro: Carmen Marçal e Sol Markes. Atuadores: Carmen Marçal, Ed Marte, Ibi Monte, Luedji Aina, Lui Rodrigues, Max Dias, Nickary Aycker, Pi Eta Poeta, Sol Markes, Xiatitia, Yuri Estrela, Yunni Anumaréh. Classificação livre.

CARNE FRESCA

Curta | Ficção | 24 min | 2016 | São Paulo/SP | Brasil

É Carnaval no Rio de Janeiro. Saulo mergulha nas farras e deboches carnavalescos e revive os perigos de uma nova paixão ao conhecer a carne fresca de Gustavo, um jovem bailarino que promete ser a última caça de um velho e cansado lobisomem. Roteiro e Direção: Giovani Barros. Classificação livre.

02 JUL – QUA – 19h30

SÃO PAULO EM HI-FI

Longa | Documentário | 101 min | 2016 | São Paulo/SP | Brasil

Documentário histórico que resgata a era de ouro da noite LGBT paulistana, fazendo uma viagem pelas décadas de 1960, 70 e 80 – a bordo das lembranças de testemunhas do período, trazendo à tona as casas noturnas que marcaram época, as estrelas, as transformistas, os heróis, e até os vilões: a ditadura militar e a explosão da aids, que marcou o fim dessa era, modificando os rumos da história. Roteiro, direção e produção: Lufe Steffen.

09 JUL – QUA – 19h30

PARQUE DE DIVERSÕES

Longa | Experimental | 73 min | 2024 | Belo Horizonte/MG | Brasil

Um filme proibido para maiores de 18 anos. Figuras anônimas percorrem as ruas em busca de encontros, até que uma delas rompe o portão gradeado do Parque da cidade e começa a explorar suas vias. Este território proibido é, então, semeado pelo imperativo do desejo. Direção: Ricardo Alves Jr. Elenco: Arthur Rogério, Aisha Brunno, Heleno Rohn, Igui Leal, Bramma Bremmer, Will Soares.