Encontro do Violão Brasileiro 02/06 a 05/06

CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL BELO HORIZONTE (CCBB BH) RECEBE O ENCONTRO DO VIOLÃO BRASILEIRO COM NOMES DE DIVERSAS GERAÇÕES

APÓS BH, O PROJETO, QUE ESTÁ EM SUA PRIMEIRA EDIÇÃO, SEGUE PARA BRASÍLIA, RIO DE JANEIRO E SÃO PAULO

O Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB BH) abre suas portas para receber a primeira edição do Encontro do Violão Brasileiro, entre os dias 2 e 5 de junho. O projeto traz uma programação especial sobre o violão popular em um recorte que apresenta ao público nomes consagrados e a nova geração de violonistas, mineiros e de outros estados, com shows, encontros no palco e uma masterclass.

Idealizado e dirigido pelo pesquisador, violonista, compositor e arranjador Thiago Delegado, o Encontro do Violão Brasileiro faz um intercâmbio entre gerações, em uma mostra do violão brasileiro solo e duo. “O violão solo sempre esteve presente na minha vida, mas ao mesmo tempo deixado de lado, pois todos os meus discos têm banda. Como gosto de promover encontros, eu a produtora Renata (Chamilet) tivemos a ideia de juntar instrumentistas de Minas e de fora, temos muitos talentos envolvidos”, comenta Delegado.

Pelo palco do CCBB BH vão passar Guinga, Gabriele Leite, Celso Moreira, Carlos Walter, Lucas Telles, Cainã Cavalcante e o duo Siqueira Lima, tendo Thiago Delegado como anfitrião e performer dividindo o palco com os convidados. Trata-se de um recorte que mostra a riqueza do instrumento, trazendo novos talentos com nomes já consolidados. Uma oportunidade para pessoas de Minas e outros estados se apresentarem em lugares diferentes. Cada um com suas influências, que passam pelo erudito, jazz, samba, choro, mostrando essa diversidade.

No processo seletivo para compor a programação, Renata Chamilet – que assina a coordenação geral e curadoria do Encontro – trouxe nome de mulheres que têm se destacado no universo violonístico, mesmo sendo, ainda, pouco representativa em comparação à cena masculina.

O Encontro do Violão Brasileiro também contempla a realização do evento nas outras três capitais onde o CCBB está presente: Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Ao todo, 25 violonistas participam dessa primeira edição. “Estou muito feliz de fazer parte disso. Espero que seja o primeiro de muitos. Temos muita gente para mostrar ainda”, finaliza Thiago Delegado.

Data: 2 a 5 de junho

Horário: 20h

Local: Teatro I – CCBB BH (Praça da Liberdade, 450 – Funcionários)

Ingressos: bilheteria do Teatro a R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia)

Pelo site www.bb.com.br/cultura ou pela Eventim – www.eventim.com.br

Mais informações: 31 3431-9400 – www.bb.com.br/cultura

Programação

Thiago Delegado recebe:

02/06 – 20h

Guinga

Gabriele Leite

03/06 – 20h – Noite Mineira

20H – NOITE MINEIRA

Celso Moreira

Carlos Walter

Lucas Telles

04/06 

14h – MASTERCLASS

20h

Cainã Cavalcante

05/06 – 20h

Duo Siqueira Lima