ELAS Festival – O corpo como revolução 23/07

“ELAS FESTIVAL” RETORNA COM ATRAÇÕES PRESENCIAIS E TRAZ O TEMA “O CORPO COMO REVOLUÇÃO” PARA O DEBATE COLETIVO

EVENTO ACONTECE NA FUNARTE MG NO DIA 23/07 E CONTA COM SHOWS, PEÇAS TEATRAIS, MOSTRA DE EMPREENDEDORAS E MUITO MAIS

Com o tema “O corpo como revolução”, o ELAS Festival realiza sua 3ª edição com atrações presenciais e híbridas além de uma novidade na programação: apresentações teatrais que dialogam com a temática do evento. No dia 23 de julho, das 14h às 22h, o público confere na Funarte, com entrada gratuita, shows com Clara x Sofia, Azzula e Sagrada Profana, Duelo de Vogue, Mostra de Fotografia, três peças teatrais adultas e uma infantil, Mostra de Empreendedoras e roda de conversa “Papo com ELAS”. Além disso, há cursos e oficinas online e presenciais com o SEBRAE DELAS, a partir do dia 25 de julho. No dia 30 de julho, a partir das 14h, o Festival inaugura a Galeria Delas, com a sua primeira Mostra de Artes Visuais, na Casa Botanicar.

A Gestora Cultural, Luiza Firmato, explica que o tema “O corpo como revolução” foi escolhido porque feminino e corpo são temas unidos por vivências e desafios. “Hoje, nós mulheres passamos por vigilâncias, cobranças, violências, mas também prazeres, aceitações, contemplações, autocuidado e amor próprio. O corpo é também um instrumento político. O corpo como revolução vem ao encontro disso: as dores e as delícias de sermos quem somos. E tanto as apresentações teatrais quanto os bate-papos propostos vão trazer um pouco disso”, revela.

Além desse importante debate, o Festival, que conta com mais que atrações culturais e entretenimento, traz também oportunidades de crescimento para o empreendedorismo feminino.

“O ELAS Festival busca dar destaque ao trabalho de mulheres em diferentes áreas das artes, cultura, entretenimento e empreendedorismo. Com uma rede de mulheres que cresce a cada ano, o festival agrega talentos e cabeças pensantes da cena de Belo Horizonte.  Teremos ainda uma parceria com o Sebrae Delas que realiza um importante trabalho direcionado para mulheres empreendedoras. O Sebrae entra com conteúdos distribuídos em oficinas e bate-papos”, completa a produtora cultural e idealizadora do festival, Aninha Linares.

No dia do evento na Funarte, as participantes contam com atendimento de orientação empresarial do Sebrae, de forma que possam tirar suas dúvidas sobre negócios e empresas e ter mais apoio em empreendedorismo.

Haverá também uma Mostra de Empreendedoras, com exposição e venda de marcas que contam com mulheres à frente do empreendimento. Entre as já confirmadas estão Karola, Pachamama, Costuras do Imaginário, Arte de Maria, Mama Bird e Sohlo.

O ELAS Festival é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e conta com o patrocínio da Rock Content.

           

Atrações culturais no Elas Festival

Nesta edição, além de Duelo de Vogue, às 14h30, e shows com Clara x Sofia, às 16h, Azzula, às 18h, e Sagrada Profana, às 20h, o Festival incorporou em sua programação diversas peças cênicas que dialogam com a temática do evento, em uma curadoria especial de Clarice Castanheira (La Movida Microteatro). Às 14h30 a peça infantil Brisa’s Beach, da Minha Companhia, abre a programação teatral, no Galpão 1. Janaina Morse apresenta um conto de fadas contemporâneo, desconstruído pelo olhar de uma palhaça e seu universo excentricamente feminino em que Brisa foge a todos os estereótipos e padrões estéticos sociais.

Às 15h30 o público confere “Vulcânica”, da Companhia Teatro Adulto. Com texto, direção, atuação, cenário e figurino de Cynthia Paulino, a montagem conta a história de uma mulher menopausada. Ondas de calor, cefaléia e vertigem, incontinência urinária, libido e humor zero na escala Richter. Batalha épica? Filme de terror? Não. A abertura de portais para o surgimento de uma figura mitológica.

Protótipo para Cavalo: Corra, Aisha, corra!“, de Aisha Brunno e Bramma Bremmer, será apresentado às 17h30. Neste experimento-manifesto, o amor é uma violência tão cruel quanto a guerra. As granadas estão camufladas em cada signo dado, em cada convenção criada, um verdadeiro extermínio. Trata-se de uma sequência de performances que partem de um olhar crítico sobre a educação e suas ressonâncias em nossas corpas e vidas, revelando seus efeitos e contradições.

Já às 19h30, “Trombo” ganha os holofotes. Criado a partir da vivência de Carolina Correa, de textos de Sara Pinheiro e da pesquisa de Tiago Gambogi e Juliana Pautilla em dança, performance e o universo da comicidade, a peça é um fluxo de pensamentos, imagens, vozes e lugares de fala. Um fluido constante e suas possíveis obstruções, que é capaz de nos revelar a fragilidade do corpo humano, principalmente quando colocado de maneira desumanizada. Quantos golpes são necessários para um corpo deixar de ser um corpo?

A programação também conta com Mostra de Fotografia, com curadoria da fotógrafa Bianca Aun.  No Galpão 3, montado como se fosse uma sala de cinema, a mostra será projetada num telão, em looping, para que todos os visitantes possam conferir a seleção de fotos.

Papo com ELAS

Uma série de debates integra as atividades: o Papo com ELAS. O bate-papo “Política tem corpo de mulher?” conta com mediação de Mapa das Mina e Meu Voto Será Feminista e participação de pré-candidatas na próxima eleição: Luciana Boiteux (PSOL RJ), Célia Xakriabá (PSOL MG), Sara Azevedo (PSOL MG), Marcia Tiburi (PT) e Eugenia Lima (PSOL PE).

Às 14h30 será realizada a roda de conversa “Corpo da mulher e as barreiras invisíveis do mercado de trabalho”, organizada pela Rock Content. Com mediação de Amanda Soares e participação da estrategista de conteúdo Bárbara Santos, da empreendedora Bruna Lima e da comunicóloga Luana Dias.

Elas Festival 2022 – O corpo como revolução

Data: 23 de julho

Horário: das 14h às 22h

Local: Funarte MG – Rua Januária, 68 – Centro

Mostra de Artes Visuais

Data: 30 de julho a 03 de setembro

Horário: 16h às 21h

Local: Galeria Delas / Casa Botanicar – Rua Antônio Dias, 300 – Santo Antônio

Plataformas online:

https://www.youtube.com/c/elasfestival/
https://www.instagram.com/elasfestival/

Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/elas-festival-2022/1628669

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
23 de julho – Funarte MG
14h às 22h – Mostra de Empreendedoras | Curadoria: Bia Melo – Elementos Chá
14h às 22h – Mostra de Fotografia | Curadoria: Bianca Aun
14h30 – Duelo de Vogue com apresentação de Lázara dos Anjos

14h30 – Espetáculo Brisa’s Beach (peça infantil)

15h30 – Espetáculo Vulcânica

16h – Show com Clara x Sofia

17h30 –  Espetáculo Protótipo para Cavalo: Corra, Aisha, corra!

18h – Show com Azzula

19h30 – Espetáculo Trombo 

20h – Show e cortejo com Sagrada Profana

Papo com ELAS – “Política tem corpo de mulher?” – Curadoria e mediação: Mapa das Mina e Meu Voto Será Feminista | participantes Luciana Boiteux (PSOL RJ), Célia Xakriabá (PSOL MG), Sara Azevedo (PSOL MG), Marcia Tiburi (PT) e Eugenia Lima (PSOL PE).

14h30 – Papo com ELAS – Corpo da mulher e as barreiras invisíveis do mercado de trabalho” – Curadoria e mediação: Rock Content – Amanda Soares – Participação da estrategista de conteúdo Bárbara Santos, da empreendedora Bruna Lima e da comunicóloga Luana Dias.