Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo

Tecnologias inclusivas ajudam a dar voz aos autistas a partir da independência   

No próximo sábado, 2 de abril, o Brasil e o mundo celebram o Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo. E o  tema escolhido para 2022 é “Lugar de Autista é Em Todo Lugar!”, um lembrete sobre a importância da inclusão.

O Transtorno do Espectro Autista é uma condição de saúde caracterizada por déficits na comunicação e na interação social em múltiplos contextos. Além dos déficits na comunicação social, há padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. É chamado de Espectro por causa da ampla variedade de sinais e sintomas que varia de pessoa para pessoa e por ter diferentes níveis de gravidade. O diagnóstico precoce e o acompanhamento para apoio educacional são importantes para garantir melhores resultados em tratamentos, sobretudo em crianças.

No caso dos autistas com menos habilidades de comunicação, a tecnologia assistiva é uma ferramenta importante para auxiliar na comunicação, no desenvolvimento cognitivo, no processo educativo, no convívio social e na autonomia, para que, de fato, eles ocupem todos os lugares. Foi pensando nisso que a TiX Tecnologia Assistiva desenvolveu o Expressia, um aplicativo gratuito que auxilia na comunicação alternativa e estimulação cognitiva de pessoas com limitações. Afinal, não dá para falar em inclusão sem dar voz a todas as pessoas, certo?

Como funciona?

Para criar o Expressia, a TiX trabalhou em parceria com profissionais da inclusão escolar, fonoaudiologia e terapia ocupacional. Atrativo, interativo e fácil de usar, o app funciona em qualquer computador, celular e tablet, com pranchas de Comunicação Alternativa e atividades de associação, pareamento e contação de histórias com imagens, sons, texto ou voz. Segundo Adriano Assis, CEO da TiX, “percebemos que muitos profissionais criavam pranchas de comunicação alternativa e atividades de estimulação cognitiva improvisando em programas que não foram feitos para isso, porque softwares para essas finalidades eram caros, ou complicados, ou ambos. Solucionamos isso criando o Expressia.”

Adicionar Comentários

Clique para comentar