Debuta – Encontro de Palhaçaria Feminina 23/05 a 27/06

PROJETO “DEBUTA – ENCONTRO DE PALHAÇARIA FEMININA” REALIZA, EM JULHO, AÇÕES FORMATIVAS E CÊNICAS, E ABRE CHAMAMENTO PARA ARTISTAS PALHAÇAS INTERESSADAS EM PARTICIPAR DA PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

A atriz, palhaça, cantora e letrista, Janaína Morse, realiza, no mês de julho, o projeto “Debuta – Encontro de Palhaçaria Feminina”, em comemoração aos 15 anos de investigação em palhaçaria realizados pela artista. Serão promovidas atividades artísticas cênicas e formativas voltadas exclusivamente para o público feminino, que desenvolva pesquisa e experimentação sobre a arte da palhaça. A programação será virtual, nos canais da palhaça Brisa (Instagram: @palhacabrisa e Youtube).  

“A proposta é comemorar os meus 15 anos de investigação na arte da palhaçaria com um encontro virtual, contribuindo para a formação, investigação e manutenção da prática cênica das mulheres palhaças de Belo Horizonte e de Minas Gerais, fomentando essa categoria artística. O nome “Debuta”, foi escolhido por seu significado; Debutante: quando a “moça” completa 15 anos de idade”, explica Janaína Morse, que também celebra os 15 anos da palhaça Brisa. 

O projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e irá oferecer uma Mostra Cênica, com a exibição de 15 cenas de mulheres palhaças, selecionadas via chamamento aberto, e ações formativas gratuitas com as realizações de duas oficinas voltadas para palhaças ou artistas que desenvolvam pesquisas e experimentações em palhaçaria: “Dramaturgia na Palhaçaria sob a perspectiva de gênero e diversidade”, ministrada por Karla Concá e Ana Borges (18 a 22 de julho – 10 vagas), e “Parto de Mim”, realizada por Karla Concá (25 a 30 de julho – 5 vagas). 

“DEBUTA – ENCONTRO DE PALHAÇARIA FEMININA”

Chamamento para Mostra Cênica e Oficinas 

Público-alvo: mulheres palhaças ou que desenvolvam pesquisa e experimentação 

em palhaçaria

Mostra Cênica: período de inscrição – 23 a 30 de maio

As artistas devem apresentar uma cena de palhaçaria, gravada e com duração 

entre 3 e 5 minutos. 

Oficinas: período de inscrição – 20 a 27 de junho – Inscrições gratuitas

“Dramaturgia na Palhaçaria sob a perspectiva de gênero e diversidade”, ministrada por Karla Concá e Ana Borges (18 a 22 de julho – 10 vagas)

“Parto de Mim”, realizada por Karla Concá (25 a 30 de julho – 5 vagas)

Mais informações: @palhacabrisa