Cultura nas garagens da periferia em BH

SUA GARAGEM VIRA PALCO E PICADEIRO

“GARAGENS PERIFÉRICAS – CIRCULAÇÃO 10 ANOS” leva espetáculos circenses gratuitos para as regionais da capital mineira. A iniciativa será realizada entre agosto a outubro e é realizada com recursos da Lei Municipal de Incentivo à  Cultura de Belo Horizonte.

O projeto completa 10 anos e para comemorar a década de riso, serão realizadas apresentações em garagens já visitadas, além de inaugurar outras em diferentes territórios. Nesta edição comemorativa, três regionais serão contempladas.

Nesses 10 anos, o projeto visitou mais de dez garagens, passou pelas nove regionais da cidade, envolveu cerca de trinta artistas da capital e de outras cidades de Minas Gerais e foi assistido por mais de seis mil pessoas, que desfrutaram da graça de palhaços e palhaças durante os cortejos e apresentações.

De acordo com o idealizador Cícero Silva (Palhaço Titetê), o objetivo do projeto é inaugurar espaços não convencionais para apresentações de espetáculos circenses, além de atender um público que não tem acesso à cultura. “Após 10 anos de circulação na periferia de Belo Horizonte, o projeto comprova sua importância para a cidade com o apoio de moradores que abrem pela segunda vez as portas de suas garagens para recebê-lo”, explica.

Cícero Silva é filósofo, produtor cultural e se considera multi-artista. É coordenador do Ateliê Titetê e já recebeu vários prêmios com o “Garagens Periféricas” e também pela importância de seu trabalho para a cidade de Belo Horizonte.

Neste ano, serão apresentados os espetáculos “VÊ SE NÃO ME AMOLA!” “VARIETÊ NO GARAGÊ!” nos bairros Nova Cintra, Ouro Preto, Caiçaras, Aparecida e Salgado Filho.

Uma novidade este ano são os cortejos de divulgação que serão realizados em horário comercial por escolas, centros de saúde e comércio próximos aos locais das apresentações para alcançar um público maior.

PROGRAMAÇÃO “GARAGENS PERIFÉRICAS – CIRCULAÇÃO 10 ANOS”

“VÊ SE NÃO ME AMOLA!”

Dia: 04 de agosto, domingo

Horário: 10h

Local: rua Jornalista João Bosco, nº 222, bairro Nova Cintra, Belo Horizonte

Acessível em libras

Classificação: livre

Entrada franca

Duração: 60′

“VARIETÊ NO GARAGÊ!”

Dia: 31 de agosto, sábado

Horário: 19h30

Local: rua Luiz Lopes, nº 111, bairro Ouro Preto

Acessível em libras

Classificação: livre

Entrada franca

Duração: 60′

“VARIETÊ NO GARAGÊ!”

Dia: 21 de setembro, sábado

Horário: 19h30

Endereço: rua Frei Orlando, nº 148, bairro Caiçara

Acessível em libras

Classificação: livre

Entrada franca

Duração: 60′

“VÊ SE NÃO ME AMOLA!”

Dia: 29 de setembro

Horário: 10h

Endereço: rua Caratiá, nº 59, bairro São Cristovão

Classificação: livre

Entrada franca

Duração: 60′

“VÊ SE NÃO ME AMOLA!”

Dia: 05 de outubro

Horário: 16h

Endereço: rua Sócrates, nº 626, bairro Nazaré

Classificação: livre

Entrada franca

Duração: 60′

SINOPSES

“VÊ SE NÃO ME AMOLA!” reúne cenas e números de repertório dos artistas da equipe principal e cenas dos artistas convidados. Mescla palhaçaria clássica, contemporânea, habilidades e técnicas circenses. A cada apresentação um roteiro diferente, onde o picadeiro é dividido por palhaços e palhaças que prometem encantar o público de todas as idades.

“VARIETÊ NO GARAGÊ!” traz números e cenas diversas, incluindo artistas de gênero não-binários e mais apropriados para o ambiente noturno.