Nascido nos salões de Harlem e do Bronx nos anos 1970, o ballroom se consolidou como um dos movimentos culturais mais potentes da cena negra, latina e queer, criando seus próprios códigos de reconhecimento, beleza e pertencimento. Entre casas, categorias e batalhas, o que começou como resposta à exclusão se tornou linguagem, comunidade e território.
Em Belo Horizonte, esse movimento vem sendo construído por artistas que atuam tanto na cena quanto na organização e expansão do ballroom na cidade. Entre eles estão Lázara dos Anjos e Mayk, que participam do novo episódio do podcast Janela Lateral.
Travesti, DJ, roteirista, ilustradora e mother da House of Império no capítulo BH, Lázara atua na formação de espaços de acolhimento e criação dentro da cultura ballroom. Ao lado dela, Mayk, multiartista e pesquisador das danças urbanas, é fundador da página Ballroom Minas Gerais e da Kiki House of Capiva, tendo sido reconhecido como Legendary em 2022.
Na conversa com Claudio Carneiro, os dois falam sobre a construção do ballroom em Minas Gerais, atravessando categorias como Old Way e Vogue Femme, e o papel das casas como estruturas de afeto e permanência.
“O ballroom é um lugar onde a gente aprende a existir com dignidade. Não é só sobre performance, é sobre construir família, linguagem e espaço”, diz Lázara.
O episódio aborda ainda como bailes e batalhas se tornam espaços de invenção e afirmação, além dos desafios de sustentar e expandir o movimento fora dos grandes centros onde ele se originou.
Apresentado por Claudio Carneiro, o Janela Lateral investiga a criatividade contemporânea de Minas a partir da experiência de quem produz, reunindo artistas e criadores em conversas sobre processos, percursos e modos de existir.
O episódio com Lázara dos Anjos e Mayk estará disponível a partir de quinta-feira, 7 de maio, nas principais plataformas de áudio.
Janela Lateral
Episódio: Lázara dos Anjos, Mayk e a cultura ballroom com sotaque mineiro
Disponível a partir de 7 de maio
Instagram: @suajanelalateral



Adicionar Comentários