Coral Lírico de MG apresenta peças do repertório sacro europeu – 09/04

Com obras de Bach, Mendelssohn e Rheinberger, o concerto será regido pelo maestro assistente do coro Lucas Viana, e terá acompanhamento do pianista  Fred Natalino

No dia 9 de abril, às 19h, o Coral Lírico de Minas Gerais (CLMG) realiza uma apresentação especial na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, no Centro de Belo Horizonte, com um programa dedicado a obras do repertório sacro europeu. Integrando a iniciativa “Lírico pela Cidade“, o concerto propõe um diálogo sensível entre música e o espaço arquitetônico. Sob regência de Lucas Viana, maestro assistente do CLMG, e com acompanhamento do pianista Fred Natalino, a apresentação percorre diferentes linguagens entre os períodos barroco e romântico, evidenciando transformações estéticas e expressivas da escrita coral ao longo dos séculos. A entrada é gratuita, sem retirada prévia de ingressos.

Abrindo a programação, “Komm, Jesu, komm [Vem, Jesus, Vem]” (apresentado pela primeira vez no início dos anos 1730), de Johann Sebastian Bach (1685-1750), exemplifica a escrita coral sacra do período barroco, com organização precisa das vozes e uma intensa relação entre texto e música. Em seguida, “Denn er hat seinen Engeln befohlen [Pois Ele ordenou aos seus anjos]” (1844), de Felix Mendelssohn (1809-1847), retoma, com delicadeza e equilíbrio, estilos tradicionais do canto coral alemão a partir de um texto bíblico. O programa se encerra com a “Mass in E-flat major (Cantus Missae) [Missa em Mi bemol maior (Cântico da missa) ]” (1879), de Josef Rheinberger (1839-1901), obra representativa do repertório sacro a capela do romantismo tardio. O concerto convida o público a uma escuta atenta, em diálogo com a arquitetura e a acústica da Igreja da Boa Viagem, um dos espaços mais tradicionais de Belo Horizonte.

O concerto “Lírico pela Cidade” é realizado pelo Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e Fundação Clóvis Salgado. As atividades da Fundação Clóvis Salgado têm a Cemig como mantenedora, Patrocínio Master do Instituto Cultural Vale e Grupo Fredizak, Patrocínio Prime do Instituto Unimed-BH e do Instituto AngloGold, Patrocínio Plus da Vivo e correalização da APPA – Cultura & Patrimônio. O Palácio das Artes integra o Circuito Liberdade, que reúne mais de 60 equipamentos com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. A ação é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Vale-Cultura. Governo do Brasil, do lado do povo brasileiro.

O sagrado entre a voz e o espaço – A origem da Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem remonta ao século XVIII, com a pequena capela erguida por Francisco Homem del Rey na região que daria origem a Belo Horizonte. Ela materializa em sua configuração atual, inaugurada em 1923, a articulação entre história, fé e linguagem arquitetônica. Construída em estilo neogótico, a igreja incorpora um movimento que, surgido no contexto da modernidade industrial, buscou resgatar referências e valores simbólicos associados à Idade Média como forma de reafirmação de tradições religiosas diante da racionalidade crescente. Nesse contexto, o ambiente arquitetônico estabelece um diálogo com o repertório coral sacro, no qual música e religiosidade se entrelaçam e contribuem para uma experiência que evoca transcendência e memória.

Lucas Viana, regente à frente do concerto, afirma que o espaço da igreja é fundamental para a proposta e experiência do público. Segundo ele, “a acústica favorece a fusão das vozes e potencializa especialmente os efeitos do coro duplo, permitindo que diálogos e camadas sonoras sejam percebidos com maior profundidade. Assim, a escuta torna-se mais envolvente, com o som ocupando o ambiente de forma imersiva, para além de uma projeção frontal. Nesse contexto, o repertório também se revela altamente comunicativo ao público contemporâneo, não apenas por seu conteúdo simbólico, mas pela força da experiência sonora que oferece. A intensidade da escrita coral, aliada à riqueza de timbres e à exploração do espaço, constrói uma escuta sensorial e emocionalmente impactante, capaz de estabelecer uma conexão direta com o ouvinte, independentemente de referências históricas ou religiosas”. 

Programa:

Johann Sebastian Bach

Komm, Jesu, komm

Felix Mendelssohn

Denn er hat seinen Engeln befohlen

Josef Rheinberger

Mass in E-flat major (Cantus Missae)

Coral Lírico de Minas Gerais apresenta: “Lírico pela Cidade” 

Data: 9 de abril de 2026 (quinta-feira)

Horário: 19h

Local: Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem (R. Sergipe, 175 – Funcionários, Belo Horizonte)

Classificação indicativa: Livre

Entrada gratuita sem a necessidade de retirar ingressos previamente, mas o espaço está sujeito à lotação.