Concurso literário de Sabará irá premiar estudantes da cidade

“Sabará: memórias, patrimônio e moradores da cidade”. Esse é o tema do Concurso Literário “Minha História com Sabará” que tem as inscrições abertas a partir desta sexta-feira (18/03). Poderão participar estudantes, maiores de 16 anos, matriculados em escolas do ensino fundamental ou médio da cidade. Os três melhores textos serão premiados e também publicados num catálogo de histórias sobre moradores de Sabará. A iniciativa faz parte do Projeto Moradores, que integra o Programa Forma e Transforma da Fundação ArcelorMittal.

Para participar, cada estudante deverá redigir um texto que contenha elementos relacionados à cidade e sobre a sua relação pessoal com esses elementos. Vale contar sobre memórias relacionadas a prédios, praças, ruas, manifestações, grupos culturais e até mesmo com outros moradores simbólicos da cidade. O importante é demonstrar o quanto as suas memórias afetivas estão relacionadas à Sabará. 

Os textos (de 1.000 a 2.500 caracteres) poderão ser em formato de carta, conto, crônica ou poesia. As inscrições deverão ser realizadas até o dia 10 de abril, exclusivamente através de formulário online. Clique aqui para acessar o formulário. 

Os vencedores receberão prêmios como kindle, kit live (luz, tripé e microfone para smartphone) e livros da NITRO Histórias Visuais. O resultado será divulgado no dia 18 de abril de 2022. Confira o regulamento, clicando aqui

A etapa do Projeto Moradores em Sabará é uma realização da Fundação ArcelorMittal, da NITRO Histórias Visuais e do Governo de Minas, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O concurso é mais uma iniciativa do projeto com o objetivo de valorizar as pessoas e o patrimônio da histórica cidade de Sabará, incentivando a produção literária de estudantes da cidade.

Sobre a Fundação ArcelorMittal

Criada em 1988, a Fundação ArcelorMittal atua com o propósito de transformar a vida das pessoas de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos. A Fundação atua em três eixos prioritários: Educação, Cultura e Esporte.

Na área de Cultura, a Fundação atua principalmente no campo da formação e de democratização do acesso às artes. Realiza o Diversão em Cena, maior programa de formação de público para teatro infantil do Brasil, que leva uma programação regular de espetáculos de forma gratuita ou a preços populares para várias cidades do país. Já por meio do programa ArcelorMittal Forma e Transforma, a instituição promove iniciativas com foco na formação de artistas, empreendedores e gestores culturais, além de promover a valorização e desenvolvimento da cultura das localidades, a partir da realização de editais.

Em 33 anos de atuação, mais de 10 milhões de pessoas foram atendidas pelas iniciativas promovidas pela Fundação ArcelorMittal. Saiba mais em: www.famb.org.br

Sobre o programa Forma e Transforma

Há mais de uma década, o programa Forma e Transforma atua em prol do desenvolvimento da cultura local, promovendo a formação artística e empreendedora, além de valorizar o patrimônio das localidades e estimular o desenvolvimento local por meio da arte e da cultura. O programa atua na realização de editais via Leis de Incentivo à Cultura.”

Saiba mais em: https://www.famb.org.br/arcelormittal-forma-e-transforma