Bar em BH investe em Oktoberfest com pratos típicos – até 30/10

A temporada alemã no bar tem pratos e drinks inspirados na tradicional festa de Munique

O Bebedouro 356, tradicional espaço gastronômico de Belo Horizonte, inicia à programação da Oktoberfest. Até o dia 30 de outubro, o bar promove a Oktober Bebedouro, evento que homenageia um dos maiores festivais de cerveja do mundo.

O cardápio especial conta com pratos típicos da culinária alemã, como o Schnitzel, milanesa de porco crocante com batata rústica, o Meet, carne bovina crua temperada com cebola, cebolinha, azeite e pimenta-do-reino, servida em pão preto, além das tradicionais salsichas artesanais.

O proprietário do Bebedouro, o curitibano Diogo Manfredini, destaca que o período também é marcado por drinks clássicos da Oktoberfest, como o Radler (chope com limonada), o Diesel (chope com refrigerante de cola) e o Submarino (chope claro com Steinhager). “Temos ainda uma parceria com a Brahma para oferecer rodada tripla de chopes por R$ 15. Afinal, rodada dupla todo mundo oferece, a nossa é tripla”, comenta. A promoção é válida de segunda a quinta-feira, na primeira hora de funcionamento das unidades, durante todo o período da Oktober Bebedouro.

Sobre o Bebedouro

Criado por D. Maria Ângela – avó de Diogo Manfredini – no final dos anos 70, em Curitiba, o Bebedouro nasceu no centro histórico da capital paranaense, bem em frente ao bebedouro do Largo da Ordem, local onde tropeiros e fazendeiros costumavam dar de beber a seus cavalos – daí o nome do estabelecimento. 

A casa era famosa na cena cultural curitibana por ser ponto de encontro e apresentação de grandes artistas. Isso porque estava ao lado do icônico Teatro Guaíra, um dos maiores complexos de arte e cultura da América Latina. “Muitos músicos que lá se apresentavam, terminavam a noite no bar da minha avó, o que fez com que ele marcasse toda uma geração”, conta Manfredini. Nomes como Elis Regina, os músicos do Ray Charles e Djavan passaram pelo local. O compositor e intérprete de Oceano, inclusive, foi cantor fixo da casa por uma temporada. 

O estabelecimento fechou em 1983, mas anos depois, após o falecimento de D. Maria Ângela, Diogo e os pais decidiram abrir outro bar em Curitiba. Novos negócios foram surgindo até que em 2022, já morando em BH, Manfredini fez uma homenagem a avó, resgatando sua história, para abrir uma unidade do Bebedouro, às margens da Lagoa da Pampulha. “O Bebedouro em BH também veio com a missão de oferecer o que a minha família mais gosta de fazer e comer, o autêntico churrasco brasileiro”.

            O sucesso do negócio foi tamanho que há quatro meses, o Bebedouro ganhou sua segunda unidade no Espaço 356, primeiro shopping com conceito lifestyle de Minas Gerais, que reúne gastronomia, cultura, moda e lazer nas proximidades da BR-356, na saída para o Rio de Janeiro, e com uma vista tão impactante quanto à da casa primogênita. 

            Cada unidade tem 1500m², cerca de 50 funcionários e capacidade para receberem até 600 pessoas. Juntas acumulam um volume mensal de aproximadamente de 25 mil clientes. A grandeza dos espaços, aliás, é fundamental para o DNA do negócio. “Minha ideia é proporcionar um ambiente que remeta ao aconchego de uma grande casa para que famílias e amigos possam fazer confraternizações, festas e aniversários. Nesse sentido, privilégio lugares amplos, abertos”, conta acrescentando que o seu desejo foi sempre ter um bar com a energia das grandes festas, tais como as organizadas por sua família, todas com muito churrasco, muita gente, fartura de comida e bebida.

Fusão do churrasco com o toque mineiro 

            O cardápio do Bebedouro é marcado pela fusão do sabor do churrasco tradicional, característico do sul do Brasil, com o toque especial da cozinha mineira. “Nossa panceta de rolo, por exemplo, é feita com queijo canastra ralado e gratinado e uma calda de goiabada”, destaca.

Ainda de acordo com Diogo, apesar de o cardápio contar com referências à Parrilla – estilo de churrasco praticado na Argentina e no Uruguai que usa brasas de lenha ou carvão e uma grelha com altura ajustável para assar a carne com calor indireto – e ao American BBQ (churrasco americano), ele fez questão de honrar as tradições e colocar o churrasco brasileiro no protagonismo. “O nosso churrasco, aliás, remonta desde a época da Colônia, em que os tropeiros desbravavam o interior do Brasil, indo de Minas ao Sul, o que gerou um legado gastronômico riquíssimo, que vai desde pratos com costela a cordeiro”.

O empresário também pontua que o menu carrega uma proposta afetiva, que rememora os sabores e preparos de família que fizeram parte de sua infância, como a maionese de batata – comum como acompanhamento nos churrascos no sul do Brasil – e o brochette (espeto de mignon com legumes).

A homenagem aos familiares alcança ainda a carta de drinks: criada pelo próprio Diogo, o cliente vai encontrar nas casas a Carlota, destilado feito com pimenta, uma brincadeira com a mãe de Mafredini e com a relação de ambos permeada por briguinhas de convivência. Já o Tatucha, apelido da avó do empresário, leva gin, marshmallow e caramelo salgado. “Ela não bebia, mas apreciava sabores diferentes”. As unidades também valorizam as caipirinhas justamente porque elas, assim como churrasco são um pilar dorsal da culinária brasileira. “Temos sabores diversos, desde frutas exóticas, uva com manjericão, melão, limão galego e três limões”, cita.

Diogo Manfredini

Natural de Curitiba (PR), Diogo Manfredini é formado em direito, mas desde a infância seu caminho na gastronomia já parecia estar traçado. Isso porque herdou da avó, D. Maria Ângela, – cozinheira de mão cheia – a paixão por este universo. “Com 8 anos de idade, ela me dava tarefas que eu já achava o máximo poder fazer, como cortar batatas e ajudar no preparo de uma maionese”.

O tempo passou e o pequeno ajudante se tornou um grande homem de negócios no ramo para o qual estava predestinado. Hoje, além de comandar as unidades Bebedouro, em BH, Manfredini e sua família criaram a rede Porks, atualmente com mais de 50 franquias pelo Brasil. O empresário está à frente ainda do Quermesse Arena, na Praça Tiradentes, que conta com outras duas casas na capital paranaense. “Quando criança, eu dizia que ao crescer iria ser inventor. Hoje eu acho que consegui ser isso, pois nos meus bares crio ambientes, histórias, cardápios e festas temáticas. Transporto as pessoas para outras épocas. Mais do que vender pratos e drinks, gosto de proporcionar boas experiências”. 

Oktober Bebedouro

Período: 14 a 30 de outubro de 2025

Destaques: Pratos típicos alemães (Schnitzel, Meet e salsichas artesanais) e drinks temáticos (Radler, Diesel e Submarino)

Promoção: Rodada tripla de chopes por R$ 15, de segunda a quinta-feira, na primeira hora de funcionamento