O bairro Floresta será palco de grande festa de cultura popular com o Arrastão de Carnaval da Humaitá Cultura, neste domingo, 9 de março de 2025
A 5ª edição do Arrastão de carnaval do Humaitá Cultura promete um fechamento especial da folia da capital mineira. Com atrações que evidenciam culturas populares e tradicionais, o cortejo começa às 15h, do próximo domingo, 9 de março, em frente à sede, que é reconhecida como Ponto de Cultura (Rua Pouso Alegre, 521, Floresta). Com participação de Ilé Asé Olömí, Quasecia, Wontanara Brasil, Terno do Binga, Ita, Magna Oliveira, Ludmilla Ferreira (Atlântica Banda), Jonatah Cardoso, Esther Maria, Flávia Mendes e Gustavo Bequadro, o Humaitá Cultura reforça seu compromisso com a democratização do acesso à culturas populares e tradicionais através da realização de um evento na rua gratuito.
Para Pedro Gontijo, que é Mestre em Geografia Cultural pela UFMG e está à frente do projeto e Ponto de Cultura Humaitá há 8 anos, o carnaval é uma oportunidade para “o fortalecimento econômico desde os mestres da cultura popular, e sua constante demanda por valorização e reconhecimento, à economia local através da venda de bebidas e comidas pelos moradores da região, vendedores ambulantes. Além disso, a geração de vários outros empregos entre produção, fotografia e filmagem, som, iluminação, limpeza da rua”.
A 5ª edição do Arrastão de carnaval do Humaitá Cultura tem o patrocínio da Belotur e apoio da APUBH, além da parceria e apoio do Ilé Asé Olömí e do Grupo Teatro Kabana.
Sobre o projeto Humaitá Cultura
Fundado em 2017, o projeto Humaitá Cultura surgiu de pesquisas acerca das culturas populares e tradicionais brasileiras. Atualmente, é reconhecido como Ponto de Cultura, sediado no bairro Floresta, oferece cotidianamente cursos de percussão, dança, sessões de cinema, seminários e exposições. Nossas ações continuadas empregam artistas e trabalhadores da cultura de Belo Horizonte e atingem cerca de 250 pessoas mensalmente. Atualmente, 30% das vagas são voltadas para pessoas negras, LGBTQIAP+, periféricas, mães, PCD ‘s, dentre outros públicos minoritários. Em 2024, a casa recebeu mais de 30 mestres para espetáculos e oficinas, fomentando um calendário voltado às culturas de tradição, formando público e aquecendo o circuito econômico cultural da cidade. As ações pedagógicas derivam de um entendimento de que não podemos estudar dança e música brasileira de forma apartada de sua história social e política. Pedro descreve o orgulho “a valiosa orientação de mestras e mestres de diversas tradições de várias partes do Brasil, verdadeiros guardiões da nossa cultura. Além da rede de economia popular, criativa e solidária, estabelecemos redes de afeto, relações de suporte, prestando serviços de designer, audiovisual, dentre outros que estão ao nosso alcance, para os grupos tradicionais parceiros. Dentre os eventos produzidos pelo Humaitá, nossas maiores ações no ano são a execução do São João e o Carnaval, ambos na rua, de forma gratuita, com convidados de diversas partes do país. Saímos às ruas no carnaval pela primeira vez em 2019, quando atingimos um nível de maturidade nas pesquisas culturais, na musicalidade, e já éramos por volta de 70 batuqueiros entre fundadores e alunos formados em nossas oficinas, arrastando cerca de 300 pessoas no arrasstão”. Neste carnaval, o Arrastão espera cerca de 5.000 foliões nas ruas do bairro Floresta.
Arrastão de Carnaval do Humaitá Cultura
Data: domingo – 9 de março de 2025
Concentração: 15h em frente ao Humaitá Cultura (Rua Pouso Alegre
Adicionar Comentários