Pelo projeto Música de Domingo, rimador e compositor apresenta seu novo álbum no dia 10 de dezembro, domingo, às 11h; show gratuito tem participações de Adriana Araújo, Radical Tee, Luciano Cuíca Play, Rodrigo Borges e Sérgio Pererê
Um dos rappers, compositores e pensadores da cultura periférica mais influentes de Belo Horizonte, Roger Deff apresenta seu novo disco na próxima edição do Música de Domingo. Intitulado “Alegoria da Paisagem”, o terceiro álbum solo do artista mineiro será levado ao palco do Teatro Francisco Nunes no dia 10 de dezembro, domingo, às 11h, em um show com participações especiais de Adriana Araújo, Radical Tee, Luciano Cuíca Play, Rodrigo Borges e Sérgio Pererê – artistas que participaram da gravação do trabalho. A apresentação é gratuita e tem intérprete de Libras. Mais informações nas redes e nosite do Circuito Municipal de Cultura, projeto realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Odeon.
Em “Alegoria da Paisagem”, Roger Deff exalta a potência sociocultural das periferias e declara seu “Amor Pela Quebrada” – nome de uma das nove faixas autorais, lançada como single. O título do disco surgiu a partir de uma discussão que Deff acompanhou durante uma das aulas do mestrado que realizou entre 2019 e 2021, pesquisando sobre o Hip-Hop de BH. O debate refletia o que é ou não considerado paisagem na cidade, uma análise sobre o que é visto e percebido, sobre quais territórios são legitimados na lógica excludente da cidade. Assim, as músicas questionam a forma como a periferia é percebida no contexto urbano, sua invisibilidade e, paradoxalmente, sua onipresença – cultural, simbólica e física.
Produzido por Ricardo Cunha e Edgar Filho, o disco carrega elementos sonoros de gêneros como o funk, o rap e o samba, reforçando a brasilidade que Deff chama de “sotaque sonoro periférico” e mantendo o rap como catalisador. Com participações especiais de Adriana Araújo, Rodrigo Borges, X Câmbio Negro, Radical Tee e Luciano Cuíca Play, o álbum sucede os discos solo “Etnografia Suburbana” (2019) e “Pra Romper Fronteiras” (2021), lançados após sua carreira com a banda Julgamento, que rendeu outros três trabalhos. No show, Deff estará acompanhado por Hamilton Jr (DJ), Edgar Filho (bateria), Ricardo Cunha (guitarra), Marcelo Kavalim (teclado), Luiz Prestes (baixo), Michelle Oliveira e Celton Oliveira (vozes).
Música de Domingo
Nascido na década de 1950, o Música de Domingo apresentou uma programação ininterrupta até 2009. O projeto especial do Teatro Francisco Nunes foi retomado em 2019 e, com a pandemia da Covid-19, teve suas atividades interrompidas. Intrinsecamente conectado à história de Belo Horizonte, o Música de Domingo voltou à programação da cidade em setembro de 2021, com uma programação musical gratuita, que abarca as mais variadas facetas da música instrumental e cantada. Entre agosto de 2022 e março de 2023, quando o projeto então acontecia quinzenalmente, foram quatro edições, com público total de 1.154 pessoas, que receberam as atrações Percussão Circular convida Sérgio Pererê, Dudu do Cavaco convida Tavinho Leoni, Filhas de Clara e Glória Bomfim e Aline Calixto. Atualmente, o projeto acontece mensalmente, às manhãs de domingo.
Sobre o Circuito Municipal de Cultura
O Circuito Municipal de Cultura foi criado com o compromisso de oferecer uma programação contínua, em diversos formatos, a partir de ações descentralizadas nas nove regionais da PBH. Desde então, o projeto tem realizado shows, espetáculos cênicos, intervenções urbanas, exibição de filmes e mostras temáticas, além de atividades de reflexão e formação em diferentes linguagens artísticas, reforçando seu importante papel de fomento.
Entre dezembro de 2019, quando foi lançado, e agosto de 2023, data que marcou o fim do Ano III, o Circuito Municipal de Cultura realizou 928 atividades artísticas e culturais, que alcançaram um público estimado de aproximadamente 535 mil pessoas. Incluindo ações presenciais, virtuais e híbridas, a programação ocorrida durante esse período histórico do projeto movimentou a contratação de 5248 artistas e profissionais técnicos da cadeia produtiva da cultura.
CIRCUITO MUNICIPAL DE CULTURA
MÚSICA DE DOMINGO ROGER DEFF APRESENTA “ALEGORIA DA PAISAGEM”
Quando. Dia 10 de dezembro, domingo, às 11h
Onde. Teatro Francisco Nunes / Dentro do Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Avenida Afonso Pena, 1.321 – Centro)
Quanto. Entrada é gratuita mediante retirada prévia de ingressos on-line neste link ou na bilheteria do teatro duas horas antes da apresentação.
Adicionar Comentários