Álbum reúne talentosos instrumentistas da cena mineira

Em “Outras Esquinas”, Áureo Lopes revisita a sonoridade dos anos 70

Álbum reúne talentosos instrumentistas da cena mineira

                                                                                   “Ótimas composições com o lendário 

                                                                                   requinte harmônico de Minas,

                                                                                   e um deleite escutar solos de grande eloquência”.

Ed Motta

O baixista Áureo Lopes estreia como compositor e arranjador de temas instrumentais com “Outras Esquinas”. O álbum, que está sendo agora disponibilizado nas plataformas digitais, comprova a maturidade do músico e realça a afamada qualidade da música produzida em Minas Gerais. Acompanhado por um time de nomes reconhecidos, Áureo mostra nas nove faixas do disco notável habilidade na criação de melodias e harmonias e elegância na interação com os outros instrumentistas – no modo – discreto de atuar como baixista e bandleader. O baixo em “Outras Esquinas” não é predominante, mas equivalente aos outros instrumentos.

“Eu quis fazer um disco de compositor e não um disco ‘de baixista’. Quem ouvir “Outras Esquinas” vai perceber que não tem nenhum baixo em primeiro plano, ofuscando os outros instrumentos”, explica Áureo. O músico conta que neste trabalho quis privilegiar as composições, os arranjos e as sonoridades que o grupo produziria.  O núcleo de “Outras esquinas” foi formado pelos músicos Gustavo Figueiredo (piano, teclado e colaboração nos arranjos), Lincoln Cheib (bateria), Amauri Ângelo (violão de nylon e guitarra), além de Áureo Lopes no baixo e vocal. O álbum contou ainda com as participações do cantor Tadeu Franco (em “Chão de Minas”), da cantora Camilla Leonel (“Marítimo”), do saxofonista (e letrista do Skank) Chico Amaral (na faixa “77”) e do percussionista Bill Lucas (“Guima”, uma homenagem a Renato Guima, do grupo Lombinho Com Cachaça, e “Jobi”).

As faixas de “Outras Esquinas” somam gêneros variados, como a bossa nova, o jazz soul e a música mineira, ao mesmo tempo em que recriam a sonoridade da música instrumental do final dos anos 1960 e início dos 70, através, entre outros recursos, do uso do icônico piano elétrico Fender Rhodes (Áureo, a propósito, usa um baixo Fender Precision, de 1969, favorito dos músicos de soul daquele período). “Uma das minhas intenções neste trabalho foi buscar recriar a sonoridade daquela época, que eu gosto muito e estudei recentemente”. Entre seus baixistas favoritos e que de alguma forma contribuíram na sua formação, ele cita Jaco Pastorius (Weather Report, Pat Metheny Group), James Jamerson (que gravou com a maioria dos artistas da Motown) e os brasileiros Arthur Maia, Nico Assumpção, Jamil Joanes e Paulo César Barros.

O requinte melódico de “Outras Esquinas” não encobre o trabalho realizado com o ritmo e o balanço, que atravessam todas as faixas. “O swing está no nosso DNA”, observa o músico.

Na composição, Áureo trabalha de duas formas, às vezes com o violão, outras com o baixo. “Algumas delas, como “Chão de Minas” e “Casa Branca “, eu fiz no violão, desenvolvendo harmonia e temas; outras, como “R2D2” e “77” surgiram primeiro como linhas de baixo, com a melodia sendo feitas depois”, conta ele.

“Outras Esquinas” foi concebido e realizado em três meses, um pouco como consequência da pandemia do novo coronavírus. Por força da pandemia me isolei em casa. Aí voltei a estudar baixo – até oito horas por dia. Com o lançamento do edital da Lei Aldir Blanc resolvi fazer este álbum, que acabou influenciado pelo tipo de música a que eu estava me dedicando no momento”, explica.

A empreitada acabou resultando num trabalho bem diferente do que havia feito até então, como a participação na banda Moog Magoo, no final dos anos 1990, o lançamento de um EP com canções pop e a experiência acompanhando outros artistas. “Foi um amadurecimento musical. Eu tenho essa característica, estou sempre ouvindo coisas novas, pesquisando, estudando”, conta.

O músico, entretanto, afirma: “continuo gostando do pop, mas consigo separar as coisas, posso fazer um disco pop de canções e outro puramente instrumental”. Meu paladar musical é muito amplo, inclui Victor Assis Brasil, os Tincoãs, Luis Alberto Spinetta, Márcio Montarroyos, Beatles e José Feliciano”.

Trajetória musical variada e intensa

Nascido em Itabirito, Áureo Lopes se iniciou na música aprendendo a tocar baixo, que se tornaria seu principal instrumento de atuação nos palcos e em gravações. “Em minha casa tinha um violão velho, com quatro cordas apenas – sol, ré, lá e mi -, a configuração do baixo. Então pedi a um amigo que me ensinasse a tocar como se o violão fosse um baixo”, relembra. A primeira lição foi uma canção da Legião Urbana. Logo depois adquiriu um baixo ‘verdadeiro’. Suas primeiras influências foram baixistas do pop rock brasileiro, principalmente Liminha, Arnaldo Brandão e Leoni (Kid Abelha, Heróis da Resistência), com quem chegou a tocar. Mais tarde, buscando aprofundar seus conhecimentos e aprimorar sua técnica, passou a ouvir renomados instrumentistas brasileiros e mestres do jazz, como Arthur Maia, Nico Assumpção, Jaco Pastorius, Miles Davis e John Coltrane.

Áureo é músico profissional desde 1997. Em 1999/2000 gravou o disco da banda Moog Magoo, no qual foi o principal compositor. Em junho de 2000 começou como professor de contrabaixo na escola Pró Music, função que exerceu até dezembro de 2004. Áureo tocou e gravou com vários artistas mineiros e brasileiros, entre os quais, Leoni, Laudares, Valéria Braga, Patrícia Ahmaral, Anna Ly, Milla Conde, Mr. Jones, Moog Magoo, Felipe Sabbá, Sofia Laura, Mariana Belém (Fama TV Globo), Angela Evans, Aura Sexy, Ricardo Koctus (Pato Fu), Tino Gomes, Rogério Delayon Trio, César Santos, Gláucia Coutinho, Mark Lambert e Remix 80 entre outros.

Alguns comentários sobre “Outras Esquinas”

“Ótimas composições com o lendário requinte harmônico de Minas, e um deleite escutar solos de grande eloquência. Destaque também para o timbre de gravação, que respeita a sonoridade natural dos instrumentos”.

Ed Motta – Cantor e compositor

 “Outras esquinas” é um disco muito bom de se ouvir. Composições de alto nível, mesclando influências dos anos 70 com música brasileira, tudo com bom gosto e maturidade, destacando a faixa “Rio Okinawa” como representante dessa vibração. Super lançamento com participação de grandes músicos de Minas Gerais, como Chico Amaral e Lincoln Cheib.

Adriano Campagnani – Baixista e compositor

Através de encontros virtuais no período pandêmico, eu e Áureo nos aproximamos e criamos uma conexão em torno das paixões que temos em comum, a música, os discos e o Contrabaixo.

E agora eu estou tendo o privilégio de ouvir o trabalho autoral que o Áureo acaba de finalizar. O álbum traz a riqueza de composições e sonoridades que só um pesquisador apaixonado poderia realizar. E o fato de o disco ter sido gravado em Belo Horizonte possibilitou participações de músicos geniais, crias desse celeiro que é a música instrumental mineira na qual Áureo buscou a principal fonte de inspiração. 

Alberto Continentino – Baixista e compositor

Disponível em todas as plataformas digitais no dia 09 de abril.

Link:  https://found.ee/WoKmb

Show de lançamento às 20 horas no Youtube do artista:

https://www.youtube.com/user/aureolopesvideos

E acompanhe no Canal Universitário de BH, no 12 da Net:

www.youtube.com/channel/UC3HNOZ9zOHgTvpy30p6kH4w