Academia Mineira de Letras convida filha de JK para falar dos 45 anos do pai

PALESTRA SERÁ TRANSMITIDA NO DIA 2 DE SETEMBRO, ÀS 11H

Vida e obra de Juscelino Kubitschek, antigo ocupante da cadeira de número 34 da AML, serão tema de palestra especial da Academia Mineira de Letras. Maria Estela Kubitschek Lopes, filha de JK, será entrevistada pelo presidente da AML, Rogério Faria Tavares na sessão virtual sobre os “45 anos sem o acadêmico Juscelino Kubitschek”. O vídeo ficará disponível no YouTube da AML a partir do dia 2 de setembro, às 11h.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML (PRONAC 203709), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e duzentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG. Copatrocínio da Tambasa.

Em entrevista ao presidente da Academia Mineira de Letras, Rogério Faria
Tavares, a arquiteta Maria Estela Kubitschek Lopes relembra a trajetória biográfica e política do pai, o acadêmico Juscelino Kubitschek.

A filha de JK rememora os tempos de Juscelino no Palácio da Liberdade, sua campanha para presidente e os seus anos no Palácio do Catete, com destaque para a inauguração de Brasília, em 1960, e para a relação entre Juscelino, os artistas e os intelectuais.

Maria Estela enfatiza a importância que o pai conferia à Educação, à Cultura, às Artes e aos Livros e ainda relembra os momentos difíceis enfrentados pela família, como a cassação dos direitos políticos de Juscelino, em 1964, sua prisão domiciliar no Rio de Janeiro e a partida para o exílio na França. O falecimento de JK, em 1976, também é comentado por Maria Estela.

Palestras online “45 anos sem o acadêmico Juscelino Kubitscheck” – com Maria Estela Kubitscheck Lopes

 Data: a partir de 2 de setembro, às 11h

Acesso: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras

Adicionar Comentários

Clique para comentar