Abertura da AgriMinas conta com presença do Ministro Paulo Teixeira

Parlamentar falou sobre importantes projetos para a área da agricultura familiar


Na manhã desta quarta-feira, 8 de maio, a AgriMinas – maior feira de agricultura familiar do país – realizou sua tradicional cerimônia de abertura que contou com a presença de convidados ilustres e autoridades do meio agro, como Paulo Teixeira – Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar do Brasil (MDA), que foi recebido pelo presidente da Fetaemg e da AgriMinas – Vilson Luiz da Silva. 

Durante o evento, Vilson reafirmou a importância da agricultura familiar para o país e de como esse mercado precisa de incentivos para continuar crescendo. “Sem alimento ninguém vive. É simples assim! Por isso nosso incansável trabalho em buscar mais espaço, mais recursos financeiros, mais apoio do governo e, é claro, mais tecnologia e equipamentos para facilitar o dia a dia na produção”, explicou. 

O presidente da AgriMinas contou também sobre uma possibilidade que pode ajudar ainda mais o pequeno produtor. “Conversei com o Jorge Won – presidente do Fórum Brasil China e representante da Lansu, empresa chinesa, queestaria interessada em abrir uma fábrica no Brasil para produção de equipamentos como tratores, colheitadeiras, entre outros – de pequeno porte, voltado especialmente à agricultura familiar. É de extrema importância equipar o pequeno produtor também para que ele consiga melhorar sua produção, instrumentá-lo de forma assertiva e produzir mais”.

Já o Ministro do MDA falou que o país precisa de uma profunda mudança de hábito de consumo para evitar tragédias como as que aconteceram no Rio Grande do Sul. “A agricultura precisa ter uma base regenerativa, recuperar fontes de água, matas ciliares, áreas de proteção ambiental. Fazer uma transição da agricultura de base química para a biológica. Priorizar a agroecologia, investindo em florestas produtivas que possam recuperar o meio ambiente, mas também trazer um retorno econômico melhor para os agricultores”. 

O ministro afirmou, também que o objetivo do governo é “ter uma soberania alimentar, trazendo mais alimentos para a mesa do brasileiro. E produzir mais só é possível com a agricultura familiar”, explicou. 

Paulo Teixeira reiterou também que o Governo Lula tem tomado inúmeras medidas para incentivar a área. “Uma delas é a implementação do 2º Plano Safra, que vai fazer o crédito chegar mais facilmente ao pequeno, mecanizar o pequeno, facilitando seu trabalho. Também vamos implementar o Fundo Aval em que o pequeno produtor não precisará mais apresentar garantias para conseguir crédito. Tudo isso para que sejamos cada vez mais um país em prol da agricultura família”, encerrou.   

A Agriminas entra em sua 15ª edição, de 8 a 12 de maio, hoje a domingo, no Expominas, apresentando cerca de 500 produtores de 150 municípios de Minas Gerais e Espírito Santo. O Rio Grande do Sul também estaria na feira, mas devido à tragédia recente, não pode comparecer. 

Pensando nisso e em solidariedade ao RS, a feira estará recebendo doações de alimentos não perecíveis, água mineral, roupas, material de limpeza, entre outros, que serão enviados para o estado por meio de uma parceria com a Azul Linhas Aéreas. 

A feira deve atingir aproximadamente 10 mil agricultores indiretamente. As mulheres são maioria entre os expositores, representando 62%. A expectativa da organização é receber cerca de 40 mil visitantes entre consumidores, agricultores, técnicos, estudantes e lideranças rurais nos cinco dias de evento.

AGRIMINAS 2024
Data:
 de 8 a 12 de maio, quarta a domingo 
Horário:  
08/05: 15h as 22h: Feira aberta ao público
09/05: 14h as 22h: Feira aberta ao público
10/05: 14h as 22h: Feira aberta ao público
11/05: 8h as 22h: Feira aberta ao público
12/05: 8h as 17h: Feira aberta ao público
Local: Expominas
Av. Amazonas, 6200 – Gameleira, Belo Horizonte – MG,
Ingressos: R$ 14,00 (inteira) e R$ 7,00 (meia entrada), por dia
Vendas: pelo Sympla ou na bilheteria do Expominas nos dias da Feira
Entrada franca para crianças até 12 anos
Informações:www.fetaemg.org.br/agriminas2024