5ª Mostra de Cinema de Fama 06/10 a 09/10

A 5ª Mostra de Cinema de Fama será realizada de modo presencial e as inscrições já estão abertas

Evento dedicado a promover o setor audiovisual retorna presencialmente, com atividades gratuitas e exibições de filmes às margens do Lago de Furnas

A Mostra de Curtas mais querida de Minas Gerais está de volta. A 5ª Edição da Mostra de Cinema de Fama será presencial, entre os dias 06 e 09 de outubro, mas também transmitida ao vivo no site da Mostra, para que o público de longe, e mesmo o de pertinho, possa acompanhar as atividades. Com programação especial para toda a família, os filmes serão exibidos na telona, na Praça Central de Fama, com o belíssimo Lago de Furnas ao fundo.

Cineastas interessados em participar podem inscrever seus trabalhos até o dia 14 de agosto, em uma das cinco mostras temáticas: Mostra Fama, Mostra Mineira, Faminha, Novas Telas e Internacional. Os filmes devem ter, no máximo, 25 minutos de duração e terem sido finalizados de 2020 em diante.

Uma das novidades desta edição será a exibição de filmes de interiores de outros estados do Brasil. Este ano serão apresentados os filmes de Roraima, abrindo assim, uma nova janela da Mostra.

Entre os dias 6 e 9 de outubro o público poderá trocar experiências com importantes nomes da cena cultural, do audiovisual, participar do programa de formação e debates temáticos de forma gratuita.

Integram a programação diversas atividades formativas, com a participação de convidados renomados, rodas de conversas e painéis temáticos, além das já tradicionais oficinas de roteiro, com o escritor e roteirista Jovany Salles Rey e de cinema, com o ator, diretor e autor Anselmo Vasconcellos. Outro destaque é a presença da atriz e cineasta Paula Braun que será a apresentadora da Mostra.

Este ano, os homenageados serão a atriz e humorista Nany People e o diretor de cinema e TV, Hsu Chien Hsin, com trabalhos reconhecidos nacional e internacionalmente.

De acordo com a coordenadora da 5ª Mostra de Cinema de Fama, Aryanne Ribeiro, a volta ao modo presencial é um presente para a organização e para o público. “Tivemos nossas adaptações, mas o calor humano é insubstituível, a proximidade e a troca que o modo virtual não proporciona são fundamentais para o sucesso. Este ano será especial, o lago está cheio e teremos Lua Cheia nos dias do evento, o que deixará a grande tela ainda mais mágica”, ressalta Aryanne.

Inscrições abertas

As inscrições para a 5ª MOSTRA DE CINEMA DE FAMA – Curta-Metragem estão abertas até as 23h:59 do dia 14 de agosto de 2022. Serão realizadas em plataforma online, disponível no site www.mostrafama.com.br.

Os filmes devem ter até 25 minutos de duração e terem sido finalizados de 2020 em diante. Os filmes deverão estar acessíveis em plataforma de vídeo online, podendo conter senhas, que deverão ser informadas na ficha de inscrição, para a avaliação do comitê de seleção.

Os materiais promocionais deverão ter seu upload na plataforma da inscrição.

Os filmes inscritos para a seleção devem assegurar que possuam os direitos de exibição de imagens e de execução de trilha sonora contida na obra, para fins de exibição em mostras e festivais e exibições públicas sem fins lucrativos, isentando a organização da Mostra de Cinema de Fama de pagamentos de direitos conexos em sua exibição.

Juri e Premiação

O júri será composto por profissionais de cinema e cultura, convidados pela organização da Mostra de Cinema de Fama, que decidirão os prêmios relacionados abaixo:
Menção Honrosa
Aclamação do Público
Melhor Ator
Melhor Atriz
Melhor Direção
1º lugar Melhor Filme pelo Júri – Troféu Cardume
2º lugar Melhor Filme pelo Júri – Troféu Peixe
3º lugar Melhor Filme pelo Júri – Troféu Escama

Premiação – Mostra Mineira
1º lugar Melhor Filme Mineiro

A Mostra de Cinema de Fama é realizada pela Gesto Produtora, desde 2017 na cidade de Fama, sul de Minas Gerais, com exibições ao ar livre, às margens do Lago de Furnas. Fique por dentro de todas as novidades, acompanhe pelas redes sociais: @mostrafama ou pelo site: www.mostrafama.com.br