De 25 a 28 de julho acontece, no Cine Santa Tereza, o 4º Festival de Cinema Infantil de Belo Horizonte – Cinema de Brinquedo. Este ano o festival acontecerá em dois momentos, privilegiando o período de férias escolares, em julho, e a semana da criança, em outubro. O segundo momento do festival será realizado no Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes, de 18 a 20 de outubro. Os ingressos, gratuitos, ficam disponíveis na semana do evento para retirada on-line no site https://cinemadebrinquedo.com.br/ e também podem ser adquiridos na bilheteria do cinema 30 minutos antes da sessão. Todos os filmes têm classificação indicativa livre, com exceção da sessão infanto-juvenil, no dia 28 de junho, que é indicada para crianças maiores de 10 anos. Mais informações no Instagram @cinemadebrinquedo. O 4º Festival de Cinema Infantil de Belo Horizonte – Cinema de Brinquedo é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
Em 2024, foram inscritos cerca de 200 filmes no festival, sendo a maioria brasileiros de 15 estados. A curadoria desta edição, composta por Daniela Pimentel e Iakima Delamare, selecionou filmes de animação, ficção e documentário que propiciam o acesso das crianças a temas lúdicos como o brincar, a brincadeira e a leitura. “Inserir essas dimensões num mundo onde a tecnologia, os games, as redes sociais e as telas seduzem cada vez mais crianças e adolescentes é uma tarefa árdua. São filmes que abordam questões de etnia, raça e racismo estrutural e que apresentam a cultura indígena, por exemplo, a partir de outra perspectiva, de dentro das próprias aldeias e de suas tradições”, ressalta Daniela Pimentel, organizadora da mostra.
A programação da 4ª edição da mostra conta, ainda, com atividades como a Oficina de Brinquedos Animados, com o Estúdio de Animação Poeira, que acontecerá no dia da abertura do festival, 25 de julho, no Cine Santa Tereza. Nos dias 26 e 27 de julho, após a última sessão, acontecerá o plantio de mudas de árvores no entorno do cinema, promovendo a conscientização ambiental e a interação com a comunidade. Também haverá apresentação de espetáculos circenses como o espetáculo “Perna de Pau”, de Diego Gamarra, no dia 27 de julho, das 15h às 16h; e a peça “Valente”, de Lorena Moreira, no dia 28 de julho, das 14h30 às 15h30.
O 4º Festival de Cinema Infantil de BH – Cinema de Brinquedo também apresenta produções que, se antes eram dirigidos ao público adulto, hoje se fazem cada vez mais presentes no cinema infantil, uma vez que os tópicos habitam o imaginário infantil e adolescente. Já os filmes de terror, voltados para as crianças, evocam personagens como o monstro, o fantasma, o desconhecido. “Esse universo fica bastante interessante quando construído de forma que, ao tensionar a fantasia da criança, por meio da arte, é possível cavar um lugar onde a inteligência e o humor transformam a cena”, relata Daniela Pimentel.
Uma das grandes surpresas da 4ª edição do festival, para além do número de produções, foi a elaboração de temáticas pouco abordadas até muito recentemente, após o período de pandemia e também das catástrofes climáticas que estamos vivenciando. “São temas que abordam questões como o luto, a solidão, a desapropriação ou perda de espaços de preservação ambiental, o neoliberalismo, as diferentes etnias, entre outros tópicos muito importantes para a composição de sessões com temáticas relevantes de maneira lúdica e responsável”, revela Iakima Delamare.
Os filmes produzidos em escolas também chamam a atenção. “Isso é algo que nos deixa muito contentes. Saber que algumas dessas escolas dedicam-se a fomentar espaços para a criação coletiva destinada a uma transmissão, o que não é pouca coisa no âmbito escolar quando pensamos na verticalidade e na hierarquia do nosso sistema educacional”, informa Daniela.
Destaques da 4ª edição da mostra no mês de julho
Segundo as curadoras Daniela Pimentel e Iakima Delamare, alguns dos destaques das produções desta edição da mostra, este mês, são a exibição do videoclipe animado “Palavras Mágicas”, de Carlon Hardt (Curitiba-PR, 2023), com participação de Emicida e Adriana Partimpim, explora o poder das palavras e como elas podem evocar diferentes emoções, incentivando os espectadores a ouvirem seus corações quando ficarem sem palavras. A animação “Dois Um Dois/Two One Two” (Canadá, 2023), da premiada cineasta Shira Avni, combina argila cintilante em animação de vidro com arquivos pessoais neste documentário experimental e profundamente íntimo, uma carta de amor à maternidade e à paternidade no espectro e aos monstros de duas cabeças em todos os lugares.
O documentário “Dakobo”, de Felipe dos Santos (Recife-PE, 2023), feito por crianças e adolescentes venezuelanos, conta a história de Luís, de 11 anos, que, enquanto descansa da partida de futebol, conta para seu vizinho brasileiro Antônio, de 13 anos, como era sua vida na Venezuela. A animação “Os heróis existem”, de Arisson Tavares (Brasília-DF, 2023), celebra os cinco anos da editora Só Charge Boa e traz uma mensagem de paz e amor para o mundo.
“Maré Braba”, animação de Pâmela Peregrino (Fortaleza-CE e Porto Seguro-BA, 2023), fala sobre a cineasta, que se conecta a todos pelas suas águas, observando e operando as mudanças decorrentes do aquecimento global. O povo à beira-mar é o primeiro a sentir suas agitações e mudanças de humor. Ela sabe que os humanos estão se movendo para frear essas mudanças e também sabe da repetição de uma antiga saga: alguns poucos prevalecem sobre o grande restante e aprofundam os problemas criados por eles mesmos.
Já a animação “Justa Causa – Motoboys Kamikazes”, de Ubirajara Gonçalves Filho (São Paulo-SP, 2023), conta a história da empresa Kung Food, que explora covardemente seus entregadores. Liderados por Grilo, os Motoboys Kamikazes lutam por melhores condições de trabalho. Uma greve decisiva é reprimida numa violenta emboscada da AM-PM, a nova polícia privatizada. A motogirl Sérgia Lamparina sobreviveu ao massacre, mas está na lista dos foragidos e agora é uma questão de tempo até ser encontrada.
Sessões com intérprete de Libras
No dia 25 de julho, das 17h às 18h30, acontecerá uma sessão com intérprete de Libras. Serão exibidos filmes como a animação “Felícia e os Super-resíduos do Bem”, de Laly Cataguases (BH-MG, 2023), com participação de Fernanda Takai e Maurício Tizumba; a ficção “miniRelicário”, de Bruno Lobo La Loba (Fortaleza-CE, 2021); “Sacis”, de Bruno Bennec (Muriaé-MG, 2024; e “Super-Herói do Clipe no Meio da Praça”, de Felipe Aufiero (Curitiba-RP, 2023).
Oficina de Brinquedos Animados
No dia 25 de julho, das 14h às 14h45 e das 14h45 às 15h30, acontecerá a Oficina de Brinquedos Animados, com o professor Ricardo Poeira, do Estúdio de Animação Poeira, oferecendo à garotada uma aventura fascinante para aprenderem a montar seus próprios brinquedos animados. Folioscópio, taumatrópio e zootrópio são alguns dos instrumentos que a meninada aprenderá a criar. Esses brinquedos com nomes diferentes deram origem ao Cinema de Animação e são mais simples e surpreendentes do que se imagina. Além disso, as crianças e adolescentes poderão fazê-los novamente em casa com as técnicas aprendidas.
Espetáculos circenses
No dia 27 de julho, das 15h às 16h, será apresentado o espetáculo “Perna de Pau”, do artista circense argentino radicado em BH há 20 anos, Diego Gamarra. Na peça, com toda magia do circo, o palhaço Cloro vai recepcionar o público do festival Cinema de Brinquedo, alegrando crianças de 0 a 100. Com 27 anos de atuação na área cultural, como palhaço, Diego exerce sua profissão ocupando praças e espaços alternativos. O artista já se apresentou em diversos festivais na América latina, Centro-América e Europa. Idealizou e construiu a Casa Circo Gamarra, espaço multicultural localizado na Vila Dias, numa área de vulnerabilidade social, onde promove diversos eventos artísticos, além de levar a arte do circo para diferentes espaços culturais da cidade.
Já no dia 28 de julho, das 14h30 às 15h30, acontecerá o primeiro espetáculo solo da atriz e palhaça Lorena Moreira, “Valente”, traz a história de uma cachorrinha de brinquedo (à pilha), e de sua dona Lorota, uma artista decadente que tenta reviver o glamour que já teve nos palcos e nas ruas. Na montagem, dirigida pelo premiado multiartista pernambucano Ronaldo Aguiar, Lorota se arrisca a construir uma cena solo, em que a sua cachorra Valente precisa realizar um único número: o seu grande salto mortal. Valente se recusa a seguir com o espetáculo conforme o ensaiado e deixa a palhaça na mão. Durante 45 minutos, em um cenário que resgata o circo mambembe e ambulante, as duas vivem, então, uma relação de amor e ódio, trazendo à luz questões como solidão, abandono e fracasso, revelando uma identidade genuína e cômica, que transita entre o animalesco e a poesia.
4º Festival de Cinema Infantil de Belo Horizonte – Cinema de Brinquedo
Datas Cine Santa Tereza
– Dia 25 de julho, quinta-feira, sessões às 14h, 15h, 16h e 17h
– Dia 26 de julho, sexta-feira, sessões às 16h30 e 17h30
– Dia 27 de julho, sábado, sessões às 16h30 e 17h30
– Dia 28 de julho, domingo, sessões às 16h10 e 17h15
Ingressos: A distribuição dos ingressos na bilheteria do cinema acontece 30 minutos antes da sessão. Pelo site https://cinemadebrinquedo.com.br/ é possível adquirir os ingressos on-line com mais antecedência.
*Toda a programação da mostra é gratuita.
Classificação indicativa: Todos os filmes têm classificação indicativa livre, com exceção da sessão infanto-juvenil, no dia 28 de junho, às 17h30, que é indicada para crianças maiores de 10 anos.
*Mais informações no Instagram @cinemadebrinquedo
Oficinas de Brinquedos Animados, com Ricardo Poeira do Estúdio de Animação Poeira
Data: 25 de julho, das 14h às 14h45 e das 14h45 às 15h30
*Mais informações: https://poeira.com.br/brinquedos-animados
Podem participar das oficinas, com 20 vagas, dias 26 e 27 de julho, até 16 crianças de oito a 15 anos e menores de oito anos acompanhados dos responsáveis, não é necessário nenhum pré-requisito e não há necessidade de inscrição (sujeito à lotação). As oficinas serão realizadas após a última sessão de cinema.
Turmas e vagas
Turma 1: das 14h às 14h45
Turma 2: das 14h45 às 15h30
*São 20 vagas cada, mediante inscrição 30 minutos antes. Sujeito à lotação.
Espetáculos circenses
Espetáculo “Perna de Pau”, de Diego Gamarra, no dia 27 de julho, das 15h às 16h
Peça “Valente”, de Lorena Moreira, no dia 28 de julho, das 14h30 às 15h30
Adicionar Comentários