16º Encontro Minas na MPB movimenta cenário musical em BH e promove solidariedade e valorização cultural – 24 e 25/04

Nos dias 24 e 25 de Abril, será realizado no palco do Teatro Sesiminas, o tradicional Encontro Minas na MPB, que está em sua 16ª edição. O evento tem entrada franca (gratuito) mediante retirada de ingressos pela plataforma Sympla. Além disso, é facultativa a doação de 1 kg de alimento não perecível, sendo a arrecadação posteriormente repassada ao Banco de Alimentos da Prefeitura de BH/SUSAN. Se apresentarão 10 compositores e 2 intérpretes, distribuídos igualmente entre os 2 dias de evento. A iniciativa priorizou músicos mineiros, principalmente residentes de BH, além de dois do interior do Estado e de outro Estado do Brasil, respectivamente. O evento não tem fins lucrativos, mantendo foco na difusão musical e na preservação da memória e integração do acervo do projeto e do patrimônio imaterial do município, sendo reservado uma cota de 10% (além do percentual previsto de 5% para a Secretaria Municipal de Cultura), o qual será destinada aos Equipamentos Culturais do município de Belo Horizonte em suas 9 regionais.

Idealizado e coordenado pelo músico Zé Teixeira sob o slogan “Cultura e Solidariedade. Um Encontro Perfeito”, o evento tem patrocínio da MGS – Minas Gerais Administração e Serviços S.A., por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte – SMC/PBH. Além dos músicos mineiros, foram priorizadas também as mulheres entre os participantes. A curadoria foi de profissionais que já participaram de edições anteriores, que indicaram três talentos cada, levando em conta, como critérios: a) participação feminina (pelo menos uma mulher); b) moda de viola (pelo menos um Compositor); c) música instrumental (pelo menos um Compositor); d) não ter atuado em edições anteriores; e) miscigenação/mestiçagem (pelo menos dois participantes de diferentes etnias); f) ecletismo (pelo menos 1 pop rock e 1 samba/choro); g) visibilidade (Profissionais “âncoras” para incrementar a programação); h) inclusão social (sugere-se a participação mínima, na composição da grade, de dois Compositores ou Intérpretes que tenham menor visibilidade no mercado da música); i) democratização (isenção quanto à opção sexual e preferência ideológica/partidária dos criadores musicais e intérpretes; j) indicação de um intercâmbio (representando outra unidade da Federação, ou de outro Município, visando a interiorização).

A presente edição foi concebida durante a crise sanitária da COVID-19, assim foi aprovada em formato híbrido e será realizado em teatro acessível, em duas noites consecutivas, onde se apresentam 5 Compositores e 1 Intérprete a cada noite, com a mostra de 3 obras autorais de cada compositor e 2 obras de livre escolha por cada intérprete, totalizando 34 obras ao longo das apresentações. Toda a programação será veiculada posteriormente nas Redes Sociais e páginas do evento no Facebook e Instagram, bem como no Canal do organizador no YouTube, entre outros.

Página no Facebook: https://www.facebook.com/encontrominasnampb/
Catálogo de 10 anos: https://drive.google.com/file/d/1IAHkL5MSsHpYxnmplW789Sf4L–NhoBl/view?usp=sharing
Instagram: @encontrommpb

Encontro Minas na MPB XVI ªEdição
Data: Dias 24 e 25 de abril
Horário: 20H –
Local: Teatro Sesiminas – Centro de Cultura Nansen Araújo
R. Padre Marinho, 60 – Santa Efigênia, Belo Horizonte – MG

INGRESSO (gratuito)
Sympla: https://www.sympla.com.br/eventoss=Encontro%20minas%20na%20mpb
Retire seu ingresso no Sympla e apresente-o na entrada com 1 kg de alimento não perecível

PROGRAMAÇÃO

24/04

Intérprete: Orquestra Escola Criarte

Compositores:
Amon Siqueira
Duo Dama Triz
Lucinho Cruz
Juliano Rosa
Banda Conecto

25/04

Intérprete:
Adriano Fernandes

Compositores:
Clara Radicchi
Marinho San
Quincas da Viola
2 Degraus
Victor Biglione

Adicionar Comentários

Clique para comentar