XII International Symposium on Vasoactive Peptides 21/11 a 23/11

Será realizado entre os dias 21 e 23 de novembro, na Fundação Dom Cabral, no Alphaville, em Nova Lima (MG). Direcionado para estudantes de pós-graduação, pós-doutores, experimentais e clínicos e cientistas, o simpósio visa promover momentos de debate e trocas de experiências entre convidados e o público. O sistema renina-angiotensina exerce um papel fundamental na homeostase e na regulação da pressão arterial. 

Diversos eixos já foram descritos sendo o eixo que ativa a Angiotensina II associado a inúmeras doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, derrame, insuficiência cardíaca, diabetes e obesidade. Já o eixo protetor do sistema, apresenta componentes (peptídeos e enzimas) que quando ativados podem tratar inúmeras doenças e ainda auxiliar pesquisadores a compreender melhor os mecanismos de diversas patologias.

Além da programação principal do simpósio, no dia 20 de novembro, das 9h às 20h, será realizada mais uma edição do Exercise Science Pre-Symposium, na Fundação Dom Cabral. O encontro reunirá pesquisadores e cientistas brasileiros que apresentarão pesquisas na área da fisiologia do exercício.  A regulação da pressão arterial durante exercícios em homens e mulheres, câncer, epilepsia, insuficiência cardíaca, epigenética e alterações vasculares induzidas pelo uso de anabolizantes serão alguns dos temas abordados. 

XII International Symposium on Vasoactive Peptides proporcionará ainda aos jovens cientistas um espaço para expandir seus conhecimentos sobre os avanços recentes sobre o sistema renina-angiotensina, além da oportunidade de discutirem e receberem os feedbacks sobre suas pesquisas. Realizado desde 1991, o simpósio visa ainda promover interações e estreitar as redes construtivas entre estudantes, profissionais da saúde e cientistas.

As inscrições para XII International Symposium on Vasoactive Peptides podem ser feitas, com desconto, até o dia 10 de setembro, no site do evento www.vasoactivepeptides2019.com. A inscrição garante a participação no Exercise Science Pre-Symposium, que será realizado no dia 20 de novembro, na Fundação Dom Cabral, em Nova Lima.