Webinário Conversas sobre Perguntas 14/07 a 18/08

CHRISTIAN DUNKER ABRE A AGENDA DE AGOSTO  DO WEBINÁRIO “CONVERSAS SOBRE PERGUNTAS”

“Os novos desafios do eu – Psicanálise e vida pós-pandemia” é tema de encontro com o psicanalista, youtuber e professor titular da Universidade de São Paulo (USP)

No dia 4 de agosto, às 17h, com transmissão pelo YouTube do Memorial Minas Gerais Vale,o psicanalistae professor titular do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), Christian Dunker,participa do Webinário Conversas sobre Perguntas.Com o tema“Os novos desafios do eu – Psicanálise e vida pós-pandemia”,o pensador comenta alguns dos principais dilemas e possibilidades do indivíduo em meio à reconstrução das formas de convívio. Em seu mais recente e-bookA arte da quarentena para principiantes (Boitempo), Dunker revela que o Brasil é um dos últimos países no ranking de percepção da própria realidade. Como forma de enfrentar tal problema, defende o investimento em educação política, com ênfase nas humanidades.

Em sua participação no Webinário, Dunkerabordará questões contemporâneas bastante relevantes, capazes de interligar, em grande medida, os mundos pré e pós-pandemia. Trata-se de temáticas presentes nas múltiplas atuações do pensador – tanto como professor e pesquisador quanto como articulista e youtuber –, a exemplo dos novos delineamentos e cores dos sonhos, redefinidos em função de pulsões estimuladas pela pandemia; dos efeitos da “lógica de condomínio” no Brasil, definição para as relações dos cidadãos na esfera pública; ou da “gestão cultural dos afetos”, segundo a qual as pessoas, ao invés de buscar resolver seus problemas, inventam formas de “gerir” temores, ansiedades, dores e desafios.

Professor titular em Psicanálise e Psicopatologia do Instituto de Psicologia da USP, Dunkeré livre docente em Psicologia Clínica, com pós-doutorado na Manchester Metropolitan University. Analista membro da Escola dos Fóruns do Campo Lacaniano, foi docente convidado em mais de 20 universidades estrangeiras. Fundou e coordena o Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da USP. Duas vezes agraciado com o prêmio Jabuti, youtuber, articulista da Boitempo e da UOL-Tilt, escreveu mais de cem artigos científicos, além de 10 livros – como A arte da quarentena para principiantes (Boitempo, 2020), O Palhaço e o Psicanalista (Planeta, 2018), Transformações da Intimidade (Ubu, 2017), Mal-Estar, Sofrimento e Sintoma (Boitempo, 2015) e Estrutura e Constituição da Clínica Psicanalítica (Annablume, 2012).

Com curadoria colaborativa e investimento de Casa Fiat de Cultura, CCBB, Memorial Minas Gerais Vale MM Gerdau, evento reúne importantes pensadores brasileiros, de 14/07 a 18/08, sempre às terças. Gratuita e com transmissão simultânea em LIBRAS, a palestra será mediada pela jornalista Daniella Zupo.

De 14 de julho a 18 de agosto de 2020, sempre às terças-feirasàs 17h, no YouTube dos espaços culturais

Idealização: Casa Fiat de Cultura, Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB, Memorial Minas Gerais Vale e MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

Toda a programação é gratuita

Dias e convidados

Dia 14 de julho – O líder indígena Ailton Krenak – YouTube da Casa Fiat de Cultura

Dia 21 de julho – A futurista Lala Deheinzelin – Youtube do MM Gerdau

Dia 28 de julho – Os professores da área de ciências econômicas Eduardo Albuquerque e Grazi Mendes  YouTube MM Gerdau

Dia 4 de agosto – O psicanalista Christian Dunker  Youtube do Memorial Minas Gerais Vale

Dia 11 de agosto – A escritora Conceição Evaristo e a crítica de arte Júlia Rebouças  YouTube Memorial Minas Gerais Vale

Dia 18 de agosto – O físico e astrônomo Marcelo Gleiser – YouTube da Casa Fiat de Cultura

Mais informações: nas redes sociais dos quatro espaços culturais