Filme U ômi qui casô cua mula Cine Santa Tereza 23/02

“US CATRUMANUS”  

apresentam o filme 

“U ÔMI QUI CASÔ CUA MULA” O filme de longa metragem, 1 hora e 15 minutos, é baseado na poesia de cordel de autoria do grande cantador, violeiro e repentista TÉO AZEVEDO. A adaptação e direção do filme do cineasta e ator EDUARDO BRASIL. Filmado no distrito de Alto Belo, Bocaiúva/MG, e no município de Guaraciama/MG. 

O elenco conta com Bira Moreira no papel principal e João de Nucha, Diógenes Câmara, Alik Popoff, Eduardo Brasil, Augusto Gonzaga, Celso Figueiredo e Carlos Azevedo, além dos animais: a mula Princesa e o jegue Sarapião.  

A narrativa tem a cara do matuto norte-mineiro. Como relata o diretor Eduardo Brasil, “contar essa história é trazer para o cinema um pouco das nossas lendas e crenças, os “causos” que habitam o imaginário de nossa gente. É o cinema catrumano. É nossa gente na tela, divertida como numa poesia de cordel”. O filme narra a fabulosa história de um matuto norte-mineiro, gente de bom coração, mas que não tem sucesso com as mulheres. Por isso, vive recluso em sua casa, na roça, até que um dia resolve sair e procurar uma esposa. É quando acaba se deparando com uma mula, por quem se apaixona desesperadamente. 

A trilha sonora em viola é de Rodrigo Azevedo, com participações dos cantadores e repentistas Téo Azevedo, Valdo e Vael, Kadu da Viola, Sanfoneiro Mestre Nilo, Tone Agreste, Fernanda, Tércio e Ana Azevedo. Há ainda a participação especial de um grupo de dança de lundu, típica da região norte-mineira. 

Logo após a exibição do filme, haverá um bate-papo comentado de 15 minutos com o diretor Eduardo Brasil e o cantador e repentista Téo Azevedo. 

Em seguida haverá ainda o lançamento do livro LÉXICO CATRUMANO, da autoria de TÉO AZEVEDO, com sessão de autógrafos no saguão do Cine Santa Tereza. 

Entradas gratuitas por meio do site www.diskingressos.com.br a serem obtidas uma semana antes da exibição do filme, ou na portaria do Cine Santa Tereza no dia 23/02. 

Apoio cultural da Fundação Municipal de Cultura, da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte. 

Trailer do filme: https://youtu.be/jLRRWELyrlc 

Produção cultural: Luiz Trópia e Tadeu Martins.  

Cine Santa Tereza – Belo Horizonte/MG  

23 de fevereiro – quinta-feira – 19h