Home




Segunda, 16 de Janeiro
Fale Conosco Comprar Últimos Sorteados Incluir Evento Incluir Estabelecimento
  Baladas Eventos Cinema Onde ir Turismo   Fotos
Museu do Oratório

Um passeio pela história da fé dos mineiros é o que proporciona o Museu do Oratório. Considerado o único no mundo dedicado a este tema, é um dos mais belos de Minas Gerais.
Abriga uma fantástica coleção de oratórios que datam do século XVII ao XX. São dos mais variados modelos, dos humildes aos suntuosos.
Visita obrigatória para os apreciadores de arte. O museu está instalado na antiga casa do noviciado da Ordem 3ª do Carmo, em um dos locais mais privilegiados de Ouro Preto.
A coleção de oratórios pertencia a empresária Ângela Gutierrez, que fez a doação para o município, em um caso inédito na história da cultura da brasileira, quando todo um acervo cultural foi doado.
Com uma museologia contemporânea, a coleção é muito valorizada e proporciona um ambiente que envolve o visitante nesse mundo da fé e espiritualidade.
“De origem medieval, esses objetos de fé ganham formas amoldadas às necessidades dos fiéis. Muitas vezes produzidos pelas mãos incultas dos nativos, ganham formas e tipos inusitados, movimentando as forças da vida nova numa sociedade em formação.
Ora utilizados na sua dimensão de pequenos armários de guarda dos santos patronos e cada fiel, portanto individualizados, ora instalados em locais apropriados ao fluxo de um número maior de pessoas – as ermidas – ou ocupando o espaço essencialmente privado e doméstico, o oratório se torna parceiro e cúmplice dessa ciranda encantada do passado brasileiro”. (Ângela Gutierrez).

Endereço: Rua Brigadeiro Musqueira
Bairro: Centro
Cidade: Ouro Preto
Telefone: (31) 3551-5369.
Info venda:
Horários: Diariamente de 9:30h às 11:50h e de 13:30h às 17:30h.
Preço: Aberto ao público.

 
Hospedagem
Pontos Turísticos
 



| ANUNCIE AQUI | ENTRE EM CONTATO | ÚLTIMOS SORTEADOS | PARCERIAS |
Copyright 2008 - Agenda BH - Todos os direitos reservados.