Fundação Clóvis Salgado promove temporada de ópera 13/10 a 18/10

1ª TEMPORADA DIGITAL DE ÓPERA DA FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO

Transmissão: Site,Facebook, Instagram e Canal da Fundação Clóvis Salgado no YouTube

A Fundação Clóvis Salgado nasceu com vocação voltada para a produção artística, especialmente a ópera. Ao longo dos seus 50 anos, consagrou-se como uma das instituições culturais brasileiras que produz montagens operísticas com excelência. Foram 87 produções encenadas de 55 títulos operísticos desde 1971, ano de inauguração do Palácio das Artes. Além dos corpos artísticos – Orquestra Sinfônica e Coral Lírico de Minas Gerais e Cia de Dança Palácio das Artes, a FCS mantém o Centro Técnico de Produção Raul Belém Machado que faz a guarda, organização e gestão do acervo das produções da Fundação. A produção operística da FCS é grande formadora de público e agrega constantemente novos admiradores. Os títulos apresentados ao longo dos anos foram os mais diversos e, em cada temporada, são promovidos encontros do público com os artistas e profissionais de produção, além de palestras sobre a história da ópera.

Em 2020, período em que se une o começo da celebração dos 50 anos da Fundação Clóvis Salgado aos novos desafios e conquistas no universo digital, a tradição dos encontros com a arte operística toma diferente forma por meio da inédita Temporada de Ópera on-line da Fundação Clóvis Salgado. Planejada para o ambiente digital, a programação inaugura um novo modo de fazer, difundir e refletir sobre a ópera no Brasil e na América Latina, trazendo uma programação de debates, aulas, palestras, mostra de cinema, exposição de artes gráficas e exibição de vídeo inédito dos Corpos Artísticos da FCS.

De acordo com Eliane Parreiras, presidente da Fundação Clóvis Salgado, a ópera é um dos mais completos gêneros artísticos que se consolidou ao longo da história e se mostra ainda uma dinâmica arte contemporânea, movimentando ampla cadeia produtiva especializada e de altíssimo valor cultural, com vibrante criação no Brasil. “Com a impossibilidade de realizar a tradicional temporada de operas da FCS de maneira presencial, elaboramos um programa digital estruturado de valorização e fomento ao setor. A TEMPORADA DE ÓPERA oferecerá uma programação diversa, múltipla, acessível e gratuita. Um marco na história da FCS, que vai reunir especialistas, amantes da ópera e novos públicos para celebrar e impulsionar a ópera no Brasil”, comemora.

Eliane Parreiras ressalta que o projeto foi estruturado de maneira a ampliar a difusão e a divulgação das produções operísticas, bem como refletir e debater sobre a importância da ópera na produção cultural brasileira e suas questões centrais, a discutir a formação especializada e o conhecimento universal sobre a ópera, além da produção contemporânea e da memória das produções da FCS.

A programação acontecerá de outubro a novembro, e será distribuída entre as seguintes atividades:

WEBINAR #ÓPERAHOJE, de 13 a 18 de outubro;

ACADEMIA DE ÓPERA, de 19 outubro a 22 novembro;

ENCONTRO COM A CIA. DE DANÇA, no dia 21 de outubro;

VÍDEO CAVALLERIA RUSTICANA, com ária do Coral Lírico e da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, dia 28 de outubro;

EXPOSIÇÃO ÓPERA EM CARTAZ, de 29 de outubro até 29 de novembro; e

MOSTRA DE FILMES CINEMA E ÓPERA: DIÁLOGOS, de 3 a 22 de novembro.

PROGRAMAÇÃO

Webinar #ÓPERAHOJE

Período: 13 a 18 outubro de 2020

Academia de Ópera | Curso, oficinas e palestras

Inscrições para o Curso de Cantores Líricos: 1º até 8 de outubro de 2020

Inscrições para oficinas: Site da FCS

Período: 19 outubro a 22 novembro de 2020

Encontro com a Cia. de Dança

Data: 21 outubro de 2020

Vídeo Cavalleria Rusticana | Ária com Coral Lírico e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais

Data: 28 outubro de 2020

Exposição Ópera em Cartaz

Data: 29 outubro de 2020 a 29 de novembro de 2020

Mostra de filmes – Cinema e Ópera: Diálogos

Data: 3 a 22 de novembro de 2020

Adicionar Comentários

Clique para comentar