Teleorientação é alternativa para evitar hospitais durante pandemia de coronavírus

CORONAVÍRUS: TELEORIENTAÇÃO É OPÇÃO PARA EVITAR SUPERLOTAÇÃO EM HOSPITAIS

Empresa mineira lança serviço online para orientações. Equipe composta por médicos e enfermeiras está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Após a Organização Mundial de Saúde, a OMS, decretar pandemia do novo coronavírus o Ministério da Saúde orientou a população a ficar em casa e a evitar grandes aglomerações, inclusive em hospitais e outros serviços de saúde. O objetivo da medida é reduzir a disseminação do vírus e, assim, evitar novos casos da doença. Outro problema que pode ser evitado com a medida é a superlotação em hospitais de casos que poderiam (e deveriam) ser tratados em casa.

O tratamento domiciliar, incluindo repouso, hidratação e analgésicos, é o recomendado para os casos menos graves da doença, o que corresponde a 80% das infecções segundo a OMS. Os sintomas mais severos, como falta de ar e dificuldade para respirar acometem cerca de 14% dos casos. Outros 6% dos infectados podem apresentar outras complicações que podem levar à morte.

Tanto o segundo grupo quanto o terceiro precisam ser hospitalizados, mas o restante pode fazer o tratamento em casa combatendo os sintomas da doença. O maior desafio para a população, no entanto, é saber quando e em quais casos é necessário procurar o hospital, uma vez que estamos falando de um vírus até então desconhecido para os brasileiros. Por conta dessa insegurança, muitos acabam procurando por atendimento médico para avaliar se estão ou não com a doença e receber orientações sobre o que devem fazer. E é aí que mora o perigo, segundo o próprio Ministério da Saúde: Manifestar algum sintoma isolado do coronavírus e procurar um hospital ou centro de saúde além de aumentar a demanda por atendimento e prejudicar aquelas pessoas que realmente necessitariam da hospitalização, pode fazer com que a pessoa que até então não estava infectada se contamine devido ao contato com doentes.

Mas, como buscar orientação médica sem, necessariamente, buscar um hospital ou outra unidade de saúde? A resposta é simples: por meio da teleorientação. E atentos ao crescimento dos casos do novo coronavírus o grupo RCS (Rede de Cuidados em Saúde) adaptou o projeto EuSaúde para receber as demandas do novo coronavírus. O novocoronavirus.info já está disponível e recebe, com uma equipe de médicos e enfermeiras, interações de todo o país 24 horas por dia, 7 vezes por semana. A plataforma faz parte do Projeto EuSaúde e tem recebido uma média de 100 interações diárias de pessoas com sintomas ou buscando orientações sobre qual serviço de saúde devem procurar. A maioria dos casos recebidos nesse período foram de pessoas com dúvidas sobre a doença e de como se prevenir.

De acordo com o médico coordenador do projeto e CEO do grupo RCS, a teleorientaçao é um grande recurso durante o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus e tem ajudado não apenas a população, mas também todo o Sistema de Saúde. “Ao receber as dúvidas e queixas de uma pessoa, o profissional de saúde da teleorientaçao tem a chance de fazer uma orientação prévia e, na maioria das vezes, solucionar casos que possivelmente iriam para a triagem presencial sobrecarregando o atendimento e aumentando a demanda por recursos”, disse. Além da possibilidade de acionar instantemente um profissional de saúde e ser direcionado para a orientação via whatsapp,  a plataforma novocoronavirus.info ainda oferece uma base de conteúdos com informação de qualidade e livre de notícias falsas, as chamadas fake News.

SOBRE:

O Novocoronavirus.info faz parte do Projeto EuSaúde, solução de educação em saúde do Grupo RCS (Rede de Cuidados de Saúde), uma empresa de gestão em saúde com o conceito Hands On. Com 7 anos de mercado, a empresa se consolidou como um novo modelo de gestão de saúde e oferece soluções inovadores que impactam mais de um milhão de vidas mensalmente.

O serviço de teleorientação do Grupo RCS é ofertado em dois modelos: para empresas e pessoa física. No modelo B2B a empresa contrata o serviço e o benefício é personalizado seguindo a identidade e as diretrizes da contratante. Na modelo pessoa física, o B2C, qualquer pessoa pode assinar o plano e ter acesso ao serviço imediatamente após a contratação. A assinatura para pessoa física está disponível por apenas R$9,98 mensais.

TELEMEDICINA:

O Grupo RCS possui, ainda, o serviço NEAR, plataforma de telemedicina que oferece o serviço em casos específicos e com médicos de ponta a ponta. A regulamentação da Telemedicina ainda está em avaliação pelo Conselho Federal de Medicina, contudo quando há a presença de um médico nas duas pontas do atendimento, a assistência mediada pela tecnologia é permitida. Por meio da telemedicina, experiências já realizadas pela Near permitiram a união entre o paciente e seu médico generalista (presencialmente no consultório) com um médico especialista por atendimento remoto. Essas experiências resultaram na redução de cerca de 30% da fila de pacientes que aguardavam uma consulta com um médico especialista.