Sombra e Água Fresca: Inhotim inaugura seu novo jardim

Cheio de bossa, cores, sons e sabores, o novo espaço proporciona aos visitantes uma experiência contemplativa e multissensorial

Paisagens repletas de histórias, plantas que habitam em nossa memória afetiva, momentos de descanso e fruição, além de uma potente vocação para a educação ambiental. Esses são alguns dos elementos que esperam os visitantes do Inhotim em seu mais novo jardim, Sombra e Água Fresca.

Localizado em uma antiga área de pastagem, o espaço é fruto de um processo criativo de quase dez anos. Uma inspiração do paisagista do Instituto, Pedro Nehring, com a execução de uma equipe dedicada a entregar as melhores experiências aos que por ali passam.

Agora, plantas nativas e exóticas, muitas delas bem presentes em nossa história e cultura, como o jacarandá, o guanandi e a pitangueira, estão disponíveis para a contemplação. O espaço tem área de 32 mil metros quadrados e é o maior jardim do Inhotim; abriga uma comunidade de plantas com cerca de 700 espécies, incluindo belos exemplares, como o buriti, a lichia e o cedro. 

O curso d’água que percorre o jardim, as sombras que trazem frescor à caminhada e a grande diversidade de plantas ajudam a criar um clima idílico não só para os visitantes, mas também para os pássaros e insetos que vêm se alimentar de flores e frutos. Enquanto descansam em um dos bancos, os visitantes podem relaxar ao som dos sabiás, dos pica-paus e de vários outros pássaros.

“O novo jardim convida a uma pausa para observarmos o tempo passar… Para simplesmente viver o momento, contemplar as plantas, a paisagem, o solo, a água, os animais e a vida humana. Tudo isso no melhor estilo dolce far niente – a doçura de não fazer nada”, comenta Pedro Nehring.

Ingressos Inhotim

Inteira: R$ 44

Meia: R$ 22

Quarta-feira (exceto feriados): gratuito

*Moradores de Brumadinho cadastrados no programa Nosso Inhotim não pagam entrada.

Instituto Inhotim

Rua B, 20 – Brumadinho/MG

www.inhotim.org.br

31 3571-9700 | 31 3194-7300