Apresentação em Belo Horizonte será no domingo, 08/06, às 16h, com participação dos blocos Tambor Mineiro e Saúde, comandados por Maurício Tizumba
No domingo, dia 8 de junho, às 16h, o projeto Tambor na Praça 2025 leva à Praça Floriano Peixoto o multi-artista Sérgio Pererê, um dos nomes mais inventivos da cena musical mineira. Cantor, compositor, instrumentista, ator e diretor musical, Pererê é conhecido por sua voz única, poesia sofisticada e por um trabalho autoral que transita entre tradição e experimentação. A apresentação gratuita, com a presença dos blocos Tambor Mineiro e Saúde, promete uma tarde de imersão em sonoridades afro-latinas, misturando referências da ancestralidade africana, ritmos brasileiros e elementos do sagrado.
Pererê tem uma trajetória sólida que atravessa fronteiras e já o levou a palcos no Canadá, Áustria, Espanha, Moçambique, China e Argentina, sempre com uma proposta musical conectada às raízes banto de Minas Gerais, como ele próprio define. Com canções que entrelaçam o cotidiano a reflexões espirituais, sua presença no Tambor na Praça fortalece o diálogo entre a arte e a identidade cultural afro-mineira.
O show terá a participação do Bloco Tambor Mineiro, tradicional grupo de percussão que valoriza as raízes afro-brasileiras, e do Bloco Saúde, composto por médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH, que celebra 15 anos de atividades em 2025. Juntos, os grupos criam um espetáculo que exalta a força do tambor e o papel transformador da arte nos espaços públicos.
Durante o primeiro semestre, o Tambor na Praça 2025 levou música e celebração a outras importantes praças da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A abertura do projeto aconteceu no dia 27 de abril, na Praça da Glória, em Contagem, com a participação do irreverente Bloco Namastreta, conhecido por sua mistura bem-humorada de percussão e performance. No domingo seguinte, 4 de maio, a Praça da Saúde, na capital mineira, recebeu o cantor e compositor Moisés Navarro, que emocionou o público com sua fusão de MPB e sertanejo raiz. Já no dia 1º de junho, foi a vez da Praça Milton Campos, em Betim, ser palco da potência e representatividade da cantora Fran Januário, fundadora do coletivo Donas de Si e referência no samba de raiz mineiro.
Tambor na Praça 2025
Realizado pela Associação Cultural Tambor Mineiro com patrocínio do Instituto Unimed-BH, o projeto promove apresentações gratuitas em praças públicas de Belo Horizonte, Contagem e Betim até junho. Com a proposta de democratizar a cultura e valorizar os espaços públicos, o Tambor na Praça fortalece o acesso à música percussiva e promove encontros artísticos enriquecedores. Sob a batuta de Maurício Tizumba, o projeto reúne o Bloco Tambor Mineiro e o Bloco Saúde, criando um espetáculo sonoro que une tradição e contemporaneidade. “O Tambor na Praça é uma oportunidade de celebrar a cultura percussiva, ocupar os espaços públicos e criar conexões entre gerações. Nosso objetivo é manter viva essa tradição musical tão rica e proporcionar ao público experiências autênticas de encontro com a música e a percussão. Pretendemos levar não apenas entretenimento de qualidade à população, mas também valorizar diversos aspectos da identidade cultural mineira”, afirma Maurício Tizumba, idealizador do projeto.
Sobre o Instituto Unimed-BH
O Instituto Unimed-BH completou 22 anos em 2025 e conta com o apoio de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente, através de projetos patrocinados em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura.
Bloco Saúde
Bloco Saúde comemora 15 anos! Criado em 2010, o Bloco, formado por médicos cooperados da Unimed-BH e convidados, é realizado por meio da parceria entre Associação Cultural Tambor Mineiro e Instituto Unimed-BH. Dentro e fora dos palcos, os integrantes demonstram não só talento com tambores, gungas e patangomes, mas também muita alegria e animação, homenageando a cultura mineira sob a regência de Bruno Messias e Maurício Tizumba.
Tambor na Praça 2025 – Sérgio Pererê
Domingo, 08 de junho de 2025, às 16h
Praça Floriano Peixoto, Belo Horizonte-MG
Gratuito
Adicionar Comentários